Entenda o que é gestão de benefícios, vantagens, como implementar em seu negócio

Como fazer gestão de benefícios para seus colaboradores? Confira 5 dicas úteis

A gestão de benefícios é responsável pela administração dos programas e políticas que uma companhia oferece para seus colaboradores, o que inclui planos de saúde, vale-alimentação, seguro de vida, entre outros. 

Trata-se de uma prática cada vez mais importante para as empresas modernas, que buscam não apenas atrair talentos, mas também manter seus funcionários motivados e satisfeitos. 

Contudo, ela não pode ser feita de qualquer forma. Pensando nisso, desenvolvemos este guia que ensina de maneira prática e didática as principais dicas para construir um programa de benefícios eficaz em sua empresa.

Parece interessante? 

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

O que é gestão de benefícios? 

A gestão de benefícios administra programas e políticas que uma companhia oferece para seus colaboradores, além do salário, e que estejam alinhados com a visão da empresa e que corresponda às necessidades do time. 

De maneira geral, há vários tipos de benefícios corporativos a serem ofertados aos funcionários. Primeiro, destacam-se os obrigatórios, isto é, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho. Os principais são: 

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-transporte.

Os benefícios corporativos opcionais, por sua vez, são: 

  • Vale alimentação e refeição;
  • Participação nos lucros e resultados;
  • Vale-cultura;
  • Cursos especializados (por área);
  • Cursos genêricos (comunicação, digitação, gestão do tempo)
  • Plano de saúde de maneira geral, além do benefício visão e odontológico;
  • Bolsas de estudos.

Por que implementar a gestão de benefícios? 

Ao implementar a gestão de benefícios em uma empresa, obtém-se diversos benefícios, entre eles: maior motivação da equipe, aumento de produtividade e trabalho em equipe, retenção de talentos e redução de custos, melhoria do clima organizacional e menos rotatividade dos profissionais. 

A propósito, a falta de reconhecimento nas empresas é um dos principais motivos pelos quais os funcionários pedem demissão, segundo um levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego. 

Tendo isso em mente, pode-se concluir que a gestão de benefícios é essencial para o sucesso de qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Como fazer gestão de benefícios? Confira 5 dicas úteis

A implementação da gestão de benefícios passa por algumas etapas. São elas: pesquisa de clima interno, definição de regras e acessos, além do monitoramento de resultados 

Vamos entender cada um desses pontos! 

1- Conheça as necessidades dos colaboradores 

O primeiro passo para ter sucesso com a gestão de benefícios é conhecer as necessidades dos colaboradores, ou seja, quais são os recursos que impactam positivamente a rotina. 

Um benefício de saúde visual pode ser extremamente útil para colaboradores em diversos aspectos. 

Por exemplo, se uma empresa oferece um recurso voltado à saúde visual, com cobertura de exames oftalmológicos regulares, por exemplo, os colaboradores podem identificar precocemente qualquer problema de visão, como miopia ou astigmatismo, e obter um tratamento adequado.

Esse contato frequente com oftalmologista e cuidado com a saúde ocular melhora 

a qualidade de vida dos colaboradores, além de evitar dores de cabeça, fadiga ocular e outros sintomas relacionados a problemas de visão. 

2- Invista na flexibilidade 

Mesmo aplicando um programa de reconhecimento que esteja alinhado com o perfil do time, recomenda-se que você deixe livre a adesão aos pacotes de benefícios. 

Por exemplo, o colaborador pode se interessar por alguns benefícios oferecidos, contudo pode achar que não vale a pena aderir determinadas opções neste momento. 

Em outras palavras, é essencial que o funcionário não seja coagido a contratar todos os benefícios ofertados, pois dessa maneira a tentativa de potencializar a motivação provoca o efeito contrário. 

3- Defina políticas claras

Ter políticas claras é essencial para uma gestão de benefícios eficaz e para a satisfação dos colaboradores. Políticas claras fornecem orientações e informações precisas sobre os benefícios oferecidos pela empresa, incluindo quais são os benefícios, como eles funcionam e quais são as condições para ter acesso a eles. Isso ajuda a garantir que os funcionários tenham uma compreensão clara dos benefícios que estão recebendo e do que é necessário para aproveitá-los.

Além disso, políticas claras ajudam a prevenir mal-entendidos e reduzem a possibilidade de conflitos ou reclamações por parte dos colaboradores em relação aos benefícios oferecidos. Ao definir claramente as políticas de benefícios, a empresa também pode evitar ações legais por parte dos funcionários.

Por fim, políticas claras contribuem para uma gestão de benefícios justa e consistente, garantindo que todos os funcionários recebam os mesmos benefícios de acordo com as mesmas condições, independentemente de sua posição ou função dentro da empresa. Isso pode aumentar a confiança e a lealdade dos colaboradores em relação à empresa, além de melhorar o clima organizacional e a motivação no trabalho.

Ao ser contratado, o colaborador precisa ter fácil acesso à política de benefícios.

Para exemplificar, suponhamos que sua empresa oferece participação nos lucros e resultados. 

Logo, o funcionário deve saber todos os detalhes relacionados às condições e o que deve ser feito para ter direito a esse benefício. 

A PLR é um elemento primordial no incentivo ao comprimento de metas, porém, se ela for muito complexa pode acabar tornando-se um vilão para a organização. 

4- Reduza os erros nos pagamentos 

Ao fazer uma gestão de benefícios, é normal que você tenha dificuldades para lidar com vários processos para o pagamento e, como consequência, sofrer com erros no meio do caminho. 

Para driblar isso, considere investir em ferramentas de automatização, que diminuem problemas e constrangimentos entre as equipes. 

5- Monitore os resultados regularmente 

A cultura organizacional é algo que está em constante movimento. Ou seja, as necessidades que os funcionários têm hoje, podem não ser as mesmas pelos próximos dias. 

Basta voltar ao tempo e relembrar o quanto o vale-alimentação era considerado o coringa de qualquer companhia, mas hoje já não é mais suficiente para atrair ou reter os colaboradores. 

Tendo isso em mente, procure ouvir sua equipe com frequência e entenda como seus colaboradores podem contribuir para que você crie uma gestão de benefícios eficaz. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Eyecare Health, uma startup fundada por médicos que acreditam no poder da tecnologia para levar a oftalmologia para o próximo nível!

Imagem: Image by master1305 on Freepik