vantagens de digitar sem olhar para o teclado

As vantagens de digitar sem olhar para o teclado e dicas para melhorar a digitação

Hoje você vai entender as vantagens de digitar sem olhar para o teclado. A habilidade da digitação sempre foi apreciada, porém isso só aumentou com o avanço tecnológico.

Nos dias atuais há diversas áreas que se aproveitam desse recurso para melhorar a produtividade. Dessa forma, a seguir você entenderá um pouco sobre os benefícios de digitar sem olhar.

A importância da digitação e as vantagens de digitar sem olhar para o teclado

Saber isso é apenas o começo. Na verdade, antes é importante situar a importância de dominar essa habilidade no seu cotidiano.

Digitar vai além de somente teclar corretamente e completar suas tarefas relacionadas à escrita. Nesse sentido, fazer essa ação de maneira rápida e eficiente traz benefícios para as áreas:

  • Pessoal;
  • Bem como, profissional;
  • E acadêmica.

Falando em termos práticos, é o que vai agilizar processos como envio de e-mails. Além disso, trocas de mensagem e produções textuais também vão ganhar um acréscimo positivo.

Veja como aproveitar as vantagens de digitar sem olhar para o teclado

Para desfrutar destes benefícios, você precisará ter um certo domínio da digitação. Dessa forma, aqui vão cinco dicas que vão te ajudar a aprimorar essa habilidade.

1 – Postura

Apesar de não parecer, ela influencia muito no seu desempenho para digitar melhor. Sendo assim, o ideal é que você esteja confortável para não ficar tentando se ajustar.

2 – Volte para as teclas de início

Mesmo sendo mais antiga, essa sugestão é muito útil para melhorar o ato de escrever. Por exemplo, você pode sempre retornar seus dedos para essas teclas:

  • Mão esquerda: ASDF;
  • E mão direita: JKLÇ.

Essa técnica possui relação direta com as vantagens de digitar sem olhar. Afinal, vai ajudar a saber a posição da sua mão com o tempo, conforme for praticando.

3 – Vantagens de digitar sem olhar para o teclado: evite mover as mãos

Recomenda-se também manter seus braços estáveis em uma superfície. Dessa forma, a velocidade de digitação se tornará mais rápida. Ainda que existam teclas que necessite mexer um pouco, o ideal é não se movimentar tanto.

4 – Não tenha pressa

A prática leva à perfeição, mas também leva tempo, então aumente o seu ritmo aos poucos. Até porque, o ponto ideal de digitação é ser rápido de maneira constante e natural.

5 – Descanse para evitar se atrapalhar

Enquanto estiver digitando, procure fazer alguma pausa curtinha para não se atrapalhar na atividade. Logo, você pode fazer pequenos intervalos para ajustar sua postura ou relaxar as mãos.

Confira as vantagens de digitar sem olhar para o teclado

O ganho de produtividade em melhorar sua digitação pode ser melhor do que você imagina. Dessa maneira, veja a seguir algumas das principais vantagens de digitar sem olhar:

  1. Maior velocidade;
  2. Ao digitar, você ganha mais precisão;
  3. Otimização do tempo;
  4. Redução do cansaço mental;
  5. Melhoria na saúde;
  6. Aumento na produtividade;
  7. Maior foco;
  8. Edição de modo mais prático.

1 – Maior velocidade é uma das vantagens de digitar sem olhar para o teclado

É um pouco óbvio, ainda assim, vale destacar porque tudo o que você faz acaba sendo mais rápido. Afinal, melhorando uma etapa do processo, todos os outros acabam se beneficiando.

  • Para ilustrar, eis as diferenças de rendimento que um digitador consegue em relação a velocidade. Por exemplo:
  • Aquele que não olha para o teclado: cerca de 80 palavras por minuto;

Já o que olha: aproximadamente 40 palavras por minuto.

2 – Vantagens de digitar sem olhar para o teclado: precisão

Digitar rápido não vai adiantar se não for feito com a devida precisão. Em outras palavras, você deve manter o sentido da sua mensagem/texto conforme escreve.

No início, pode ser um pouco difícil, porém com o tempo você pega o jeito. Atualmente, a aptidão de digitar rápido e com precisão é apreciada em diversas áreas.

Até mesmo em jogos online essa habilidade pode ser útil para quem a domina. Afinal, é o que pode fazer a diferença ao pedir ajuda ou dar algum comando.

Outro exemplo é na programação, que se utiliza de códigos. Então, digitar assim pode otimizar a tarefa, alcançando os resultados com menos erros.

3 – Otimização do tempo é uma das vantagens de digitar sem olhar para o teclado

Uma coisa é certa: você de fato vai conseguir dobrar o número de palavras por minuto. Então, caso consiga melhorar nesse ponto, no total você completará as atividades gastando metade do tempo.

Isso pode fazer a diferença, principalmente em tarefas longas, que normalmente demandam mais tempo.

4 – Vantagens de digitar sem olhar para o teclado: redução do cansaço

O ato de digitar é algo que pode exigir muito, física e mentalmente falando. A partir disso, a melhoria na digitação impacta diretamente no seu estado durante a produção.

Pode não parecer, mas uma escrita boa e otimizada pode reduzir muito essa fadiga. Em resumo, os benefícios para cada área são:

Mental: elimina a necessidade de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo; 

Físico: evita que você precise se curvar para olhar para o teclado.

5 – Melhoria na saúde

Outra das vantagens é em relação à saúde. Primeiramente, tem os detalhes mencionados logo acima, mas há também uma utilização melhor da energia.

Isso acontece por você deixar de ficar observando a tela e o teclado. Como resultado, você concentra-se somente na primeira, mantendo a postura e reduzindo lesões por repetição.

6 – Aumento da produtividade

Ao reduzir o tempo e aumentar a velocidade, sua produtividade também vai ser maior. Não apenas isso, como seu desempenho no mercado de trabalho também vai melhorar muito.

Uma pessoa que digita bem, sem dúvida, vai ter vantagem sobre uma que não. Portanto, essa habilidade é um recurso aceito e desejado pelos empregadores nos dias de hoje.

7 – Maior foco é uma das vantagens de digitar sem olhar para o teclado

Isso porque, na prática você passa a se concentrar exclusivamente no seu texto. Portanto, essa medida impede que você se atrapalhe durante a escrita, digitando logo depois de pensar.

Como resultado, seus músculos estarão, de certa forma, programados para digitar e cuidar da produção.

8 – Edição de modo mais prático

Por estar o tempo todo de frente para o seu texto, será possível notar erros. Consequentemente, conseguirá corrigir cada um na mesma hora, tornando a edição praticamente em tempo real.

Aproveitando as vantagens de digitar sem olhar para o teclado

Neste artigo foi possível entender um pouco sobre os benefícios da digitação de forma prática. Sem dúvida, esse é um recurso muito útil para melhorar cada aspecto da sua vida.

Mas, vale lembrar que esse ponto de habilidade não se consegue do dia para a noite. Portanto, a paciência é fundamental para melhorar aos poucos até finalmente dominar essa prática por completo.