teclado ou maquina de escrever

Diferença entre datilografia, digitação, maquina de escrever, existe?

Quem busca por um curso de digitação sempre tem dúvidas em relação a alguns termos. Aqui no blog, já explicamos as diferenças entre Toques Líquidos (TL) e Toques Brutos (TB), dois conceitos bastante importantes nas provas de digitação. 

Hoje, vamos mostrar outras dúvidas que surgem entre as pessoas que migram para essa área, como as diferenças entre datilografia, digitação e máquina de escrever. 

Então, continue a leitura deste artigo e aprenda de uma vez por todas sobre esses termos.

O que é datilografia? 

Provavelmente, você já assistiu a um filme que mostrava diversas pessoas trabalhando em uma máquina de escrever. Os profissionais que tinham essa habilidade eram denominados de datilógrafos. 

Máquina de escrever antiga – Modelo Retrô

Até o final do século XIX, a produtividade era um dos maiores obstáculos nas empresas. Todos os documentos eram escritos à mão. Não tinha nenhuma tecnologia que facilitasse a rotina dos profissionais. 

Após esse período, a máquina de escrever trouxe mudanças para um cenário que sofria com a lentidão nas entregas, retrabalho e os altos custos com papéis. Geralmente, o datilógrafo experiente alcançava a marca de cem palavras por minuto com a nova tecnologia. 

O que poucas pessoas poderiam imaginar é que a datilografia ajudaria muitos profissionais no mercado de trabalho. Quem tinha um curso de datilógrafo tinha mais oportunidades nas empresas da época. Sem dúvidas, escrever à máquina era uma das habilidades mais importantes daquele período. 

A evolução dos computadores fez com que a máquina de escrever fosse substituída pelos teclados. Com isso, o profissional de datilografia teve que se adaptar ao novo formato de trabalho. Apesar das diferenças de teclados, a mudança, como se sabe, foi a melhor possível. 

O que é uma máquina de escrever? 

Funcionários da fábrica Olivetti em Guarulhos, em 1992.

O Datilógrafo tinha a máquina de escrever como a sua ferramenta de trabalho. Na história, o primeiro registro de uma tecnologia desse porte foi feito em 1714 para Henry Mill. Ela foi construída para melhorar a legibilidade dos conteúdos e padronizar os documentos. 

Ao longo do tempo, o equipamento foi evoluindo. William Austin Burt construiu um modelo bastante engraçado que era semelhante a um telefone. Ele também foi o responsável pelo desenvolvimento de uma máquina que parecia com a “bola de escrever de Hansen”, que foi um marco na Europa no século 19.

No entanto, a primeira tecnologia comercial foi a Model 1. Desenvolvida pela empresa Remington, ela foi divulgada no mercado em 1867. O funcionamento da tecnologia é semelhante ao modelo que conhecemos hoje. 

Na Model 1, o profissional digitava em uma tecla e a letra era “desenhada” em um papel de forma automática, trazendo mais agilidade e eficiência para as empresas. Para facilitar ainda mais a rotina, a máquina tinha um pedal que a ajudava a reposicionar o papel para a próxima linha. 

O que é digitação? 

Digitação é uma técnica na qual as pessoas digitam diversos tipos de documentos, seja para os trabalhos profissionais, escolares ou para momentos de lazer no computador. Ela é mais praticada que a datilografia, uma vez que as teclas são macias e justas. 

Teclado macio para Tablets e Computadores

Além disso, não é necessário fazer muitos esforços para escrever um documento de forma digital. Basta deixar o punha sobre a mesa, sem mexer os braços, apenas movimentando os seus dedos. 

O processo é muito diferente da máquina de esquecer. Naquela época, o maior desafio do datilógrafo era apertar as teclas duras e fazer movimentos intensos para ir até a próxima linha. As dores nas mãos e o cansaço eram inevitáveis. 

Outro ponto negativo da máquina de escrever é que era necessário fazer várias interrupções para substituir o papel e corrigir os erros com corretivos. Agora, com o computador, tudo é mais fácil, desde o processo de digitação até o armazenamento de documentos. 

E o que esperar do futuro da digitação? 

Bom, depois de tantas mudanças no mercado de trabalho e do mundo tecnológico, podemos esperar a volta dos testes de digitação em processos seletivos. Assim como um curso de datilografia era importante no passado, agora, digitar corretamente e de forma rápida é fundamental para o sucesso de qualquer profissional. 

A empresa Magazine Luiza, por exemplo, já incluiu o teste de digitação em seu processo de trainee. Portanto, é melhor adicionar o aprendizado contínuo em sua rotina para conquistar a vaga dos seus sonhos. 
Uma das melhores formas de aprender a digitar é com um curso de digitação. Mas, será que um curso de digitação ainda faz sentido? Acesse esse artigo e descubra o retorno que ele pode trazer para a sua carreira profissional.

Deixe um comentário