Conheça dicas valiosas para aumentar a sua produtividade trabalhando com tecnologia

Saiba como aumentar a sua produtividade na área da tecnologia seguindo estas dicas

É fato que se você gastar um bom tempo fazendo algo, você ficará cada vez melhor nisso. Mas depois de passar alguns meses ou anos na mesma função, você percebe que começa a se esgotar e esse hábito não é mais tão produtivo como antes. 

Quem trabalha na área da tecnologia tem como suas principais ferramentas de trabalho, por exemplo, o teclado e o mouse. Por usar esses dispositivos repetidamente durante longas horas, é comum que se crie alguns vícios de uso que podem dificultar a produtividade e a agilidade nas demandas.

Além dessas pequenas dificuldades com as ferramentas de trabalho, há também problemas com ambiente externo e gestão de tarefas.

Mas felizmente, existem algumas estratégias que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho com a tecnologia, possibilitando a otimização do tempo gasto nas atividades. 

Por isso, trouxemos aqui neste post  quais são essas estratégias para você conseguir ser mais produtivo(a) e ter mais agilidade no seu trabalho.

Confira!

Minimize as distrações

É quase que impossível trabalhar com tecnologia sem precisar acessar diferentes ferramentas, recursos online e aplicativos no dia a dia, que requerem uma compreensão em nível central e mais profundo.

Ou seja, o foco e a concentração, na maioria dos casos, são indispensáveis para a utilização desses recursos e para resolução de problemas que podem surgir no meio do trabalho.

Assim, qualquer distração pode prejudicar a produtividade, fazendo com que leve cerca de 15 a 20 minutos para recuperar o foco principal.

Nesse caso, é importante diminuir as possibilidades de distração do ambiente, como notificações de sua área de trabalho, smartphones ou outros gadgets. Além disso, tente diminuir também guias ou janelas abertas em seu navegador, pois quanto mais guias estiver aberto, mais distrações você pode ter.

Aprenda a digitar

Você já ouviu falar em digitação por toque? Esse é o nome dado à forma de digitar sem olhar para o teclado. 

Muitas pessoas acham que aprender esse método é o mesmo que andar para trás, afinal, se você já sabe fazer uma determinada tarefa, não existem motivos para você mudar isso. 

Mas aprimorar ou mudar totalmente a sua forma de digitar pode fazer o seu rendimento aumentar consideravelmente no seu trabalho, sabia?

Em um primeiro momento, não será uma tarefa fácil, pois você estará reconectando seu cérebro para ganhar uma nova memória muscular. Mas assim que você melhorar a digitação, a facilidade e a rapidez que você terá compensará todo o resto.

Não faça multitarefas

A definição de “multitarefas” deve estar bem definida no dicionários dos profissionais de tecnologia se quiserem ser mais produtivos. 

Com certeza, você já teve dias no trabalho em que se perguntou o que fazer primeiro, e por se preocupar em entregar tudo dentro do prazo, acaba misturando tarefas e fazendo de tudo um pouco. 

Quando você decide cuidar de diferentes atividades ao mesmo tempo, ao invés de ganhar agilidade, que é o que muitos pensam, você na verdade estará matando a sua produtividade. 

A partir do momento em que você divide o foco em mais de uma ação, você não terá foco em nenhuma das duas, e perderá tempo lembrando onde parou pela última vez.

Por isso, mantenha sempre o foco em apenas uma atividade até que ela esteja concluída. Não caia na ilusão de tentar ser um profissional multitarefa, pois isso só te prejudicará. 

Automatize tudo o que for possível

Trabalhando com tecnologia você, com certeza, deve fazer algumas coisas repetidamente. Por exemplo, uma pessoa desenvolvedora pode trabalhar com as mesmas linhas de texto, mineração de log, refatoração etc.

Nesse contexto, há a possibilidade de diminuir o tempo automatizando essas ações repetitivas com a criação de scripts de automação, utilizando qualquer linguagem de script comum, como Ruby, Python ou Javascript.

Mas se você não trabalha com desenvolvimento de sistemas, ainda assim pode automatizar algumas de suas tarefas.

Observe no seu dia a dia quais são suas principais tarefas, geralmente, aquelas que você precisa fazer indispensavelmente todos os dias. Provavelmente, você encontrará um jeito de automatizar criando alguma regra ou mesmo algum atalho no teclado.

Consiga uma segunda tela para trabalhar

Se no seu trabalho você costuma ficar com diversas abas abertas devido ao número de sites e plataformas que utiliza para desempenhar suas atividades, uma segunda tela pode ser uma ótima forma de ganhar mais agilidade e produtividade.

Com uma segunda tela você pode simplesmente arrastar certos arquivos ou imagens pelos monitores, conseguindo até mesmo deixar uma etapa de um trabalho em uma tela enquanto finaliza a outra, sem se perder em meio as abas abertas. 

No entanto, é importante saber que trabalhar com uma tela “muito grande” pode trazer resultados de produtividade desfavoráveis. Ou seja, antes de adquirir uma segunda tela você precisa encontrar uma configuração que seja confortável para você.

Foto: Business photo created by pressfoto by pressfoto