Ainda tem dúvidas sobre qual concurso público fazer

Ainda tem dúvidas sobre qual concurso público fazer? Veja essas dicas

O concurso público ainda atrai muitos estudantes e profissionais do mercado que buscam por estabilidade financeira e benefícios que só a carreira pública pode proporcionar. 

Mas antes de prestar um concurso público, existem uma série de fatores que precisam ser avaliados previamente, pois as escolhas vão influenciar diretamente na rotina de estudos.

Por exemplo, o nível de escolaridade deve ser compatível com o cargo desejado, é preciso ter uma boa disponibilidade para se dedicar horas aos estudos, além de considerar a mudança de cidade em alguns casos.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual concurso público seguir, aqui você vai encontrar as principais dicas para te ajudar a escolher o melhor caminho para você.

Defina seus objetivos

Escolher um concurso público parece fácil, mas você não pode esquecer que essa escolha deve estar diretamente relacionada com os seus objetivos de médio ou longo prazo.

Mas isso não significa que você deve se prender ao pensamento de escolher apenas um caminho para traçar. Quando falamos em concurso público, há graus de dificuldade diferente de um para outro.

Por isso, você pode, por exemplo, dedicar-se aos estudos com o foco de alcançar um cargo público que não apresente muita dificuldade, e ao alcançar a posição você tem estabilidade para aprofundar os estudos e conseguir um outro cargo.

Analise seu contexto 

A dedicação e a disciplina são indispensáveis na rotina de quem está se preparando para um concurso público. São horas de estudos para a fixação dos assuntos, muito mais do que simples decoreba.  

E se você quer ser bem sucedido nos seus estudos deve entender as suas limitações. Por exemplo, você mora em um lugar propício para se dedicar aos estudos? Uma internet com boa qualidade, um espaço dedicado apenas para isso? As pessoas que moram com você respeitam seus horários de dedicação?

Tudo isso pode influenciar diretamente no rendimento do seus estudos. Mas acima de tudo, se mantenha com os pés no chão e faça acontecer com as possibilidades que você tem hoje.

Lembre-se que por trás de tudo isso tem um sonho a ser realizado: o seu.

Escolha um órgão que deseja ingressar

A melhor forma de decidir qual concurso público prestar é escolher previamente a esfera pública que pretende ingressar. Você tem condições de ir para outra cidade? Caso não tenha, quais são as opções que você tem hoje na sua cidade?

É claro que você pode fazer diferentes concursos ao longo da vida, mas focar necessariamente em um específico vai te ajudar a alcançar o seu tão desejado cargo mais rapidamente.

Após definir um órgão, busque bases de estudo e fique de olho nos editais. Por exemplo, se você pretende alcançar um cargo na sua cidade, pode usar como base para seus estudos os próprios concursos já realizados. 

Considere seu nível de escolaridade

O nível de escolaridade também é um ponto muito importante para considerar a escolha de um concurso. A carreira que você pretende está relacionada ao seu nível de escolaridade? 

Áreas específicas, como a jurídica, são estritamente relacionadas à pessoas formadas em cursos correlatos. Então, certifique-se que a sua formação tenha relação com o concurso que pretende.

Apesar de ser importante, isso não é uma regra. Concursos como INSS, Receita Federal, Caixa e Banco do Brasil oferecem constantemente oportunidades para profissionais com nível médio completo.

Há também concursos que demandam apenas a formação do ensino superior, sem uma especialidade específica.

Uma dica é você atentar-se às etapas classificatórias do concurso desejado, para garantir se o órgão público pede alguma comprovação de título complementar, pois esse fator pode fazer você perder pontos em relação aos outros candidatos.