teclado mecânico - conheça os modelos

Tipos de teclados mecânicos: conheça os principais modelos

Os teclados mecânicos contém um mecanismo que é responsável por separar cada botão, garantindo um feedback mais assertivo e mais durabilidade. O funcionamento é diferente dos modelos mais tradicionais ou CxB, como os gamers gostam de chamar.

Ao digitar uma letra em um teclado padrão, as membranas de silicone e borracha encostam umas nas outras, bloqueando o circuito e, depois, envia o sinal ao computador.  De fato para a digitação em si, não irá interferir. Para cada estilo ou necessidade um poderá funcionar um pouco melhor.

Teclado comum com membrana

O problema desse tipo de processo é que as camadas se transformam em um tecido que percorre por baixo de todas as teclas simultaneamente, causando mais erros enquanto uma pessoa utiliza o teclado. 

Já no teclado mecânico, não ocorre esse tipo de situação. Ele consegue compreender quando uma pessoa pressiona a tecla errada, porque cada elemento tem um grupo de interruptor e mola própria para encaminhar o sinal para o computador.

Como consequência, você tem uma resposta mais segura, com menos erros e com mais durabilidade. É um ótimo recurso para digitar melhor. 

Teclado mecânico com suitis – Interruptor

Modelos de teclado mecânico 

Teclados mecânicos são fundamentalmente diferentes e mais difíceis de serem encontrados do que os convencionais. Ao contrário dos modelos que usam membranas, a maioria entre os que acompanham PCs gratuitamente, os mecânicos oferecem um mecanismo separado para cada botão, resultando em melhor feedback e mais durabilidade. Veja mais diferenças

Teclado Mecânico Cherry

Logo Cherry

Cherry foi fundada por Walter Kirsch em 1953. Os primeiros interruptores Cherry foram produzidos no porão de um restaurante em Illinois. A empresa cresceu rapidamente e se mudou para a Alemanha na década de 1960.

Cherry ainda é operado e fabricado na Alemanha. Eles são creditados com a invenção de grande parte da indústria de interruptores mecânicos. A Cherry começou a produzir seu switch MX na década de 1980. O switch MX rapidamente se tornou o padrão da indústria. Esse padrão é o motivo pelo qual a maioria dos keycaps pode ser usada em diferentes marcas de switches.

Existem seis modelos de teclado mecânico. Apesar de serem bastante parecidos, cada um tem as suas particularidades, que podem mudar de acordo com o tipo de mecanismo que é empregado embaixo de cada tecla. 

  • Cherry MX Black: toque linear e sem o clique auditivo. Esse modelo pode incomodar por ser duro, mas facilita a jogabilidade em títulos de MMO e RTS;
  • Cherry MX Red: toque linear, sem o som de clique auditivo. Ideal para a maioria jogos, mas sua leveza pode atrapalhar jogadas que exijam maior precisão;
  • Cherry MX Brown: toque tátil, sem o som do clique auditivo. É indicado para novatos e considerado ótimo tanto para jogar quanto para digitar;
  • Cherry MX Clear: versão mais resistente do Brown. Toque tátil, sem clique auditivo e, dependendo da tarefa, é bom tanto para jogar quanto para digitar;
  • Cherry MX Blue: resistente e com clique auditivo, emite um som alto no acionamento da tecla, lembrando uma máquina de escrever. Criado para quem digita muito, não é indicado para gamers;
  • Cherry MX Green: muito parecido com o tipo Blue, mas um pouco mais resistente ao toque. É tátil, tem clique auditivo e é mais indicado para digitadores do que para gamers.

As principais características que diferenciam os mecanismos são: durabilidade da mola e a força que cada indivíduo pressiona ao trabalhar com os teclados. É fundamental deixar claro que o tipo Black é o mais suave, enquanto o modelo Clear é considerado mais duro. 

Teclado Mecânico Switch Gateron

Logo Gateron

Alguns entusiastas preferem a Cherry pelo histórico de inovação e qualidade de sua empresa. Outros usuários preferem o Gateron por ser um novato no setor, produzindo switches mais suaves e econômicos. Vamos quebrar essa rivalidade de switch

Já o Gateron possui alguns tipos de interruptores:

  • Gateron Red
  • Gateron Blue
  • Gateron Brown
  • Gateron Black
  • Gateron Silver
  • Gateron Yellow

Teclado Mecânico Outemu

Logo Oatemu

Uma coisa que se destaca deste modelo é seu apelo amigável ao orçamento. Por outro lado, Gateron é uma marca mais do que capaz, algumas pessoas acreditam que irá enfrentar os interruptores Cherry MX. Seja qual for o caso, ambos oferecem periféricos que os usuários de teclado irão apreciar.

No entanto, não se deixe enganar pelo preço. Eles têm um toque agradável e podem realizar muitas tarefas, incluindo tarefas regulares, como digitar.

Som das teclas 

Ao comprar um modelo de teclado mecânico, você também deve ter um cuidado especial com as teclas. Isso porque o sistema é feito com base em um mecanismo físico. O material do interruptor e a resistência da mola vão emitir o “clique” ouvido quando uma pessoa tocar na tecla. 

Se você pretende investir nesse tipo de equipamento, fique sabendo que os sons dos modelos Cherry MX Brown são mais altos e agudos. Já os Cherry MX Black são mais quietos. 

Luzes, efeitos e controles

Uma vantagem para quem gosta, destes teclados, é a alta customização de cores (RGB – Cores digitais). Pois, além de poder ter várias sessões e feitos de luzes enquanto joga ou digita, auxilia na visualização em ambientes escuros.

Alguns teclados mais avançados, possui um sistema próprio que te permite selecionar atalhos para determinados movimentos de teclados ou tecla para executar ações que necessitariam de mais cliques ou toques.

Teclados mais procurados 

Geralmente, os teclados mecânicos são mais procurados por gamers e profissionais de e-sports. Afinal, eles precisam ter uma boa performance para conseguir superar os seus adversários. E, qualquer erro, pode ser fatal.

O Dazz Eclipse é contém switches Gateron do tipo Blu. Eles são menos barulhentos se comparado com outras opções disponíveis no mercado. O aparelho ainda tem uma boa durabilidade e é uma das marcas mais valorizadas no mercado. Para completar, ele contém o Ç, mas não está no padrão ABNT2. 

Você pode encontrar vários teclados Cherry. O MX Black é linear e sem o clique aditivo. Porém, pode atrapalhar por ser um pouco duro. O MX Red também é linear, mas é leve, o que pode prejudicar as jogadas que necessitam de mais precisão. 

Veja alguns modelos de teclados mecânicos aqui!

Após conhecer quais são os tipos de teclados, descubra as métricas de digitação que todo profissional precisa entender para ter sucesso em processos seletivos e concursos. 

Deixe um comentário