Veja por que o teclado tem formato QWERTY

Saiba por que o teclado tem formato QWERTY

Muitos se perguntam por que o teclado tem formato QWERTY e não tem ordem alfabética. Então, confira tudo sobre os critérios que o levam a ser dessa forma. Ainda, veja alguns atalhos secretos que vão facilitar seu cotidiano, a seguir.

Por que o teclado tem formato QWERTY

Para compreender por que o teclado tem formato QWERTY é preciso voltar alguns anos. Isso porque essa história começou há muito tempo, na época do telégrafo. A princípio, os operadores precisavam de um aparelho para transcrever mensagens em código Morse.

Surgiu, então, o teclado QWERTY, no qual as letras mais comuns no inglês ficam próximas. Mas, isso foi muito antes da invenção do primeiro computador eletrônico. Portanto, o padrão se tornou popular quando ainda se usavam máquinas de escrever.

O primeiro formato era o mais lógico, em ordem alfabética. No entanto, para facilitar a digitação, Christopher Latham Scholes inventou o formato que usamos hoje. Vários padrões vieram depois, inclusive com adaptações para outros idiomas. 

Apesar de haver formatos mais ágeis, o QWERTY ganha por uma questão de mercado. Por ele ser tão popular, seria um trabalho imenso tirá-lo do posto de layout universal.

De onde vem o nome QWERTY

Muita gente se pergunta por que o teclado tem formato QWERTY. Esse tipo de periférico recebeu o nome por conta das letras da primeira linha. Portanto, como elas são “Q”, ”W”, “E”, “R”, “T” e “Y”, ficou a denominação. 

Formatos de teclado além do QWERTY

Agora que você já sabe por que o teclado tem formato QWERTY, descubra outras alternativas. Embora menos famosas, algumas possuem atualizações até os dias de hoje.

Dvorak

Seu inventor, August Dvorak, afirmava que esse modelo era mais rápido que o QWERTY. De fato, os datilógrafos mais rápidos do mundo bateram recorde usando esse teclado. No entanto, os usuários buscam muito menos essa opção, até mesmo por não conhecê-la.

KALQ

Cientistas da Universidade de St. Andrews inventaram esse teclado para touchscreen. Seu principal aspecto é a divisão das teclas em duas partes. Com isso, os pesquisadores prometem uma digitação até 34% mais rápida.

MALTRON

Esse teclado “diferentão” tem formato ergonômico. Ou seja, ele considera o formato das mãos para prevenir lesões por esforço repetitivo.

JCUKEN

Criação da URSS, o layout JCUKEN combina letras do alfabeto latino com as do cirílico. Mas, ele só é compatível com o computador UKNC.

Colemak

Tem como base o teclado QWERTY, com algumas mudanças, em especial nos caracteres alfanuméricos. Além disso, ele não tem a tecla Caps Lock porque possui duas de Backspace.

AZERTY

Uma das razões por que o teclado tem formato QWERTY é  a agilidade. Por isso, não são raras as adaptações do formato mais clássico para diversos idiomas. E o AZERTY é uma delas, que amolda o teclado ao idioma francês.

Por que o teclado tem formato QWERTY e se chama ABNT

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) sistematiza os teclados no país. Por isso, existe o ABNT e ABNT2. Veja, a seguir, os principais aspectos de cada um.

ABNT

Depois de entender por que o teclado tem formato QWERTY, você já sabe que sua criação foi para o inglês. Então, para adaptar o modelo para uso nacional, a ABNT fez uma padronização. Assim, esse periférico se destaca pela presença de símbolos do português.

O teclado ABNT facilita a digitação em língua portuguesa porque tem os acentos do idioma. Além disso, ele possui a tecla Ç na fileira do meio.

ABNT2

Uma das principais diferenças entre o ABNT e o ABNT2 é o Alt Gr. Apesar de sutil, a distinção agrega funções ao teclado. Por exemplo, ao pressionar a tecla extra, ela gera outros caracteres. Depois, esse modelo tem o sinal de interrogação ao lado do Shift.

Qual é o melhor

Aqueles que trabalham com digitação no cotidiano necessitam máximo conforto. Logo, para essas pessoas, o teclado ABNT2 é a opção mais eficiente. Por outro lado, quem usa pouco o periférico pode adquirir um ABNT sem nenhum prejuízo.

Melhores atalhos do teclado QWERTY

Aqui, você já viu tudo sobre por que o teclado tem formato QWERTY. Além dele oferecer mais agilidade na digitação, há outros recursos que são uma mão na roda para quem digita por muitas horas.

É aí que entram as combinações de teclas, ou seja, os atalhos. Por isso, conheça alguns dos mais úteis e menos conhecidos:

  • Ctrl + Alt + Tab abre o alternador de janelas;
  • Windows + D, minimiza tudo e mostra a área de trabalho;
  • Pressione de forma simultânea Ctrl + Shift + Esc e abra o gerenciador de tarefas;
  • Aperte junto Ctrl + Alt + Del para deletar arquivos de maneira permanente.

Como saber por que o teclado tem formato QWERTY influencia na digitação

Descobrir por que o teclado tem formato QWERTY é importante para a digitação. Embora seja a opção mais famosa, a pesquisa leva à descoberta de outras alternativas. Além disso, saber a diferença entre ABNT e ABNT2 é crucial para profissionais que digitam muito tempo.Portanto, agora você já sabe tudo sobre o teclado QWERTY e seus benefícios. Então, explore todas as funções e atalhos desse layout que se tornou o padrão do mercado.