rotina de estudos para concurso

Como manter sua rotina de estudos para concurso durante a pandemia

Para aqueles que já estão acostumados com uma certa rotina de estudos para concurso, a pandemia talvez esteja sendo um grande desafio para conseguir manter o foco nos objetivos.

Isso porque, apesar de ainda estar estudando em casa, o momento e o contexto agora são outros. A suspensão de diversas provas, cancelamentos e adiamento de novos editais, podem ser motivos para a perda de motivação e o foco nos estudos.

Se você também está passando por esses e outros problemas com a sua rotina de estudos para concurso, não se preocupe! 

Separamos abaixo 5 dicas que vão te ajudar com gestão de tempo, concentração, produtividade e muito mais durante sua rotina de estudos para concurso.

Confira!

Priorize seu tempo e seus objetivos

Esse, com certeza, é um dos principais fundamentos de qualquer rotina de estudos de sucesso. O gerenciamento de tempo é extremamente importante para você conseguir manter a sua atenção centrada no que realmente interessa.

Muitas vezes, a rotina de estudos para concursos é estressante e acaba fazendo com que a carga de trabalho seja, ou pareça, maior do que deveria, ainda mais no contexto atual.

Por isso, é preciso priorizar a atividade certa no momento certo, não só para manter seus estudos mais organizados, mas também para dedicar o tempo necessário à demanda.

Você pode começar observando os esboços do curso ou do módulo em que você está focado(a) no momento, considerando os conhecimentos necessários para a aprovação, bem como estabelecendo um vencimento para isso.  

A partir disso, com certeza, você conseguirá aliviar mais a sua carga de estudos, gerenciando melhor o seu tempo e priorizando o que realmente importa no momento.

Certifique-se de que você está confortável

Quer aproveitar ao máximo o tempo que você reservou para seus estudos? Então você precisa garantir de que está confortável com o local e sua posição, afinal, você passará um bom tempo se dedicando àquela atividade. 

Tente criar um espaço de mesa com luz o suficiente, podendo ser ao lado de uma janela, garantindo também um pouco de ar fresco. 

Além disso, você pode colocar algumas fotos e mensagens inspiradoras para ajudar a motivar os estudos. Encarar uma parede ou uma tela de computador durante um longo tempo pode ser entediante.

E por último, mas não menos importante, invista em uma cadeira confortável para manter uma boa postura enquanto trabalha em seus objetivos. 

Mantenha uma programação

A partir do momento que você já considerou algumas prioridades e sabe exatamente por onde começar, agora a pergunta que fica é: quando começar?

Quem já tem familiaridade com a rotina de estudos para concurso sabe que não é muito difícil passar horas dedicando o tempo às leituras, rascunhos e videoaulas. Mas como tudo na vida, manter o equilíbrio entre as horas de estudos e descanso é fundamental.

Por isso, você pode montar um cronograma para a sua rotina de estudos, listando e separando as suas prioridades dentro de um calendário, para que não passe mais tempo que o necessário se dedicando aos estudos e negligenciando seu tempo de descanso.

Conseguir separar o seu tempo de estudos e lazer, principalmente neste momento de isolamento social, é indispensável para manter a produtividade e a motivação, além de controlar o estresse. 

Defina seu espaço para estudos

Manter um espaço exclusivo para os estudos também deve ser considerado parte da sua rotina. Ter um local específico para se dedicar aos estudos te ajuda a manter as distrações longe e o foco centrado.

Mas isso não é importante apenas para a sua rotina de estudos para concurso.

Delimitar um local certo para focar nos seus objetivos é extremamente indispensável para a sua saúde mental também . Se você tem livros e anotações espalhadas por toda a sua casa, será difícil tirar o pensamento dos estudos e aproveitar o momento de descanso.

Se você permanecer o pensamento nos estudos por muito tempo, o esgotamento será uma certeza e você prejudicará os seus objetivos.

Defina um tempo de dedicação e faça pausas sem culpa

A rotina de estudos para concurso é uma rotina árdua. São horas e horas se dedicando, e muitas vezes, sem tirar uma pausa ou um descanso, pois a impressão é de que, quanto mais tempo passar estudando, melhor será para o aprendizado.

O que não é verdade.

Se você quer manter a atividade produtiva, o ideal é definir mini pausas na sua rotina. Durante esses momentos, você pode se recompensar com alguma guloseima, uma olhada nas redes sociais ou até mesmo se distrair com o seu bichinho de estimação.

Essas pausas são importantes para não causar um esgotamento mental, o que pode fazer os seus estudos para concurso não render o quanto deveria.

Foto: Technology by Freepik

Deixe um comentário