flexibilidade nos dedos

Como ter mais flexibilidade com os dedos? Descubra aqui

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha com digitação ou com instrumentos musicais é descobrir como ter mais flexibilidade com os dedos. Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo diversos exercícios que ajudam nessa missão. 

O ponto positivo é que selecionamos atividades que podem ser aplicadas de forma prática, seja em casa ou no horário do almoço no serviço.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Fortalecimento dos músculos

O primeiro exercício da nossa lista ajuda a fortalecer não só os músculos dos dedos das mãos, mas também o polegar. Ele é bem simples e não exige muito esforço. 

Você deve apertar uma bola de espuma macia ou alguma massa entre as pontas do dedo e do polegar. Agora, segure por 30 a 60 segundos. Repita entre 10 a 15 vezes com as duas mãos. O mais indicado é praticá-lo entre duas a três vezes por semana. 

No entanto, é fundamental deixar claro que é necessário reservar um período de descanso para as mãos por 48 horas. Outro cuidado importante é não fazer esse exercício se a articulação do polegar estiver com lesões. 

Levantamento de dedos 

O objetivo desse exercício é melhorar a amplitude de movimento e a flexibilidade dos dedos. Primeiro, você deve colocar a sua mão espalmada, com a palma para baixo. Ela deve ser posicionada sobre uma mesa ou outra superfície. 

Em seguida, levante devagar um dedo de cada vez da mesa e, depois, volte o dedo para a mesma posição. É possível também levantar todos os dedos e o polegar ao mesmo tempo e, depois, abaixá-los. Faça esse movimento de oito a 12 vezes em cada mão

Caminhada com os dedos

Este exercício é indicado para as pessoas que sofrem de artrite reumatóide e têm dificuldades para movimentar os dedos sem sentir uma dor profunda. 

Primeiro, você deve colocar uma das mãos sobre a mesa com a palma voltada para baixo. Depois, levante o dedo indicador com cuidado e tente movê-lo em direção ao polegar. Em seguida, coloque o dedo para baixo. 

A sequência da atividade deve seguir a seguinte regra. 

  • Levante o dedo médio e mova-o em direção ao dedo indicador;
  • Levante o dedo anelar e mova-o em direção ao dedo médio;
  • Levante o dedo mínimo e mova-o em direção ao dedo anular.

Faça esse exercício entre duas a três vezes em cada mão. 

Dobrar os dedos 

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre o exercício de elevação do dedo. Ele é bem simples e prático. Basta dobrar os dedos para dentro. 

Você deve estender a mão e dobrar lentamente o polegar por baixo da palma. Mantenha nessa posição por quase cinco segundos e, em seguida, endireite o polegar para cima. É indicado fazer o mesmo movimento com todos os dedos da mão direita.

Esse exercício terá bons resultados quando o praticante repetir o movimento entre 10 a 12 vezes em cada mão.  

Para não sentir dores e rigidez nas mãos e nos dedos durante o exercícios, recomendamos aquecê-los. Esse tipo de estratégia facilita o movimento e o alongamento. Uma dica interessante é utilizar uma almofada térmica ou mergulhá-los em água morna por quase cinco a 10 minutos. 

Se você deseja um aquecimento mais profundo, esfregue um pouco de óleo nas mãos, coloque um par de luvas de borracha e mergulhe esses itens em água morna por alguns minutos. 

Um curso de digitação é um ótimo investimento para evitar dores no dedos e outras partes do corpo durante o trabalho. Ele ajuda a digitar mais rápido e com precisão. Além disso, você aprende qual é o melhor posicionamento dos dedos e a postura mais indicada para a atividade. 
Após descobrir como ter mais flexibilidade com os dedos, saiba como melhorar a digitação, sem dores e sem pressão.  

Deixe um comentário