Veja como você pode melhorar o seu processo de recrutamento e seleção com recursos tecnológicos. Acesse!

Como a falta de automatização prejudica o seu processo de recrutamento e seleção

Com a tecnologia presente já em diversos momentos dentro das empresas para agilizar processos, diminuir esforços e ajudar nas tomadas de decisão, a área de Recursos Humanos também já entrou na onda tecnológica.

Apesar da decisão final sobre uma contratação necessitar de uma intervenção humana, em muitas etapas do processo de contratação a tecnologia pode se fazer presente.

Com a automação, os recrutadores podem concluir suas tarefas manuais rapidamente e com maior eficiência, podendo dedicar ainda mais tempo na assistência aos candidatos durante as etapas de recrutamento e seleção.

Se você quer saber como mais a tecnologia pode melhorar e facilitar as tarefas realizadas pelos recrutadores, é só continuar a leitura deste post.

Erros de conformidade

Cada vaga divulgada pela empresa possui seus próprios requisitos, para garantir que os profissionais contratados para a função sejam realmente as melhores escolhas para aquele trabalho.

Mas, infelizmente, erros podem acontecer durante uma contratação, possibilitando a entrada de um profissional na empresa que, muitas vezes, pode não ser a pessoa ideal para desempenhar determinada função. E então, é aí que entram as ferramentas de automação de recrutamento.

Ao contar com a tecnologia no processo de recrutamento e seleção, a localização e a seleção de candidatos acontece de maneira muito mais eficiente e eficaz. 

Com isso, há um grande número de talentos de alta qualidade que, em última análise, leva a contratações melhores e mais qualificadas. 

Perda de boas oportunidades 

Se você é recrutador e preza pela qualidade de uma nova contratação, então, com certeza, você deve considerar a tecnologia em muitas etapas do seu trabalho.

Um processo de recrutamento precisa ser rápido e ao mesmo tempo eficiente, pois os melhores talentos do mercado não ficam sentados durante meses esperando o retorno das empresas.

Ao automatizar o seu processo de contratação, muito dificilmente você deixará boas oportunidades escaparem, além de não ter problemas com cargos vagos durante um longo período de tempo.

Muito tempo analisando currículos

Processos manuais é algo que já não faz mais parte das áreas de Recursos Humanos há muito tempo. Já imaginou o número de currículo que aquelas grandes empresas, com uma cultura desejada por muitos profissionais, devem receber por dia? 

Agora imagine quantos recrutadores seria preciso para analisar detalhadamente um por um e saber qual a vaga ideal para tal. Sem dúvidas, esse é um trabalho que cansa só de ter que imaginar.

Contar com ferramentas de automação para esse processo, além de ser o mais adequado, é capaz de ajudar indiretamente em outras funções da área, pois a economia de tempo permite mais atenção e cuidado com as necessidades.

Melhor avaliação dos candidatos

A pura e simplesmente formação do profissional já não é mais o principal requisito para contratação há anos. A humanização dentro da área de recrutamento só tem enfatizado a importância do investimento pessoal e da admiração para o engajamento dos colaboradores.

Com a implementação de ferramentas de recrutamento, a equipe conseguirá dedicar um tempo para aprofundar suas análises em cima dos candidatos, aumentando a probabilidade de uma contratação de qualidade.

Contratação de uma função por vez

Não ter automação no processo de recrutamento é ter que precisar de altos níveis de paciência para realizar uma tarefa por vez. Com a empresa em um nível de crescimento massivo, os recrutadores não podem se dar ao luxo, por exemplo, de contratar uma função por vez.

Ao contar com a tecnologia, a equipe de recrutamento terá mais produtividade e conseguirá desempenhar mais funções simultaneamente, como a análise de diferentes candidatos em pouco tempo, ajudando no crescimento da empresa.

Foto: Business photo created by pressfoto