Descubra o que é PDI, conheça os seus benefícios e por que ele é tão importante para o seu crescimento profissional dentro de uma empresa

Entenda o que é o PDI e por que é tão importante

A estratégia do PDI é uma das mais eficazes quando o assunto é gerir e promover o crescimento pessoal e profissional dentro do local de trabalho. Dessa forma, confira a seguir as suas principais vantagens, como criar um e ainda como melhorá-lo em sua empresa.

Saiba o que é essa estratégia

O plano de desenvolvimento individual tem como foco principal realizar os objetivos de um profissional. Assim, isso traz benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a carreira do mesmo. Muito usado no ambiente de trabalho, esse sistema visa: 

  • A correção dos pontos fracos;
  • Bem como, a melhoria das qualidades dos colaboradores

Com isso, o plano se torna mais adaptável e diversificado de acordo com cada pessoa. Então, tudo depende do que se quer alcançar.

Depois de ter essas características mapeadas, a organização de um plano estruturado, com metas e prazos, dinamiza o processo de alcance dos objetivos e traz melhores resultados.

Facilita ainda o estreitamento das relações, o que é essencial para a boa convivência entre funcionários e chefes. Portanto, veja a seguir, as principais vantagens e facilidades que um bom plano de desenvolvimento pode fazer.

Vantagens do plano de desenvolvimento individual

Facilidade e fluidez são muito buscadas ao pôr esse plano em prática, por isso, entenda como isso influencia dentro da empresa.

Mais metas cumpridas

Nos padrões mais usuais de trabalho, os objetivos são predeterminados e depois cumpridos, mesmo que com dificuldade por parte dos funcionários.

Quando essas mesmas tarefas se alinham, isto é, quando líderes e subordinados trabalham juntos, pode-se concluí-las de modo muito mais fácil e satisfatório.

Alta produtividade

Com a maior presença da liderança e o aumento da atenção dada ao funcionário, haverá mais conforto e maior liberdade de enxergar o ambiente de trabalho como um local acolhedor e aberto à participação.

O plano de desenvolvimento individual

Com certeza, o passo a passo para idealizar o PDI é uma das partes mais importantes. Dessa maneira, descubra como ocorre essa organização e quais são os quesitos levados em conta.

1 – Avaliar

Saiba que antes de tudo, avaliar os colaboradores é essencial para ver quais as soft skills que precisam melhorar e quais o empregado pode criar. Portanto, a partir disso, dá para determinar quais ações devem ser tomadas.

O curso de digitação da Digitow garante mais eficiência e rapidez ao trabalhador em suas tarefas administrativas, por exemplo. 

2 – Definir metas

Já sabendo quais pontos o funcionário deve aprimorar, o próximo passo é definir metas e objetivos que determinarão como aquilo irá influenciá-lo tanto como pessoa quanto como colaborador.

3 – Investir

Quando se trata de empresas, o dinheiro sempre se torna um tópico delicado. Mas, com investimentos para a melhoria dos funcionários, a quantia gasta será reposta com trabalho de mais qualidade e um maior crescimento do negócio.

4 – Cooperar

Debater pautas em conjunto proporciona, além de maior interação, a troca de percepções sobre os problemas existentes e como solucioná-los. Aliás, também ajuda a determinar qual é a melhor opção para isso.

5 – Criar projetos

A fim de manter o foco nas metas, ter projetos relacionados, com relação direta ou indireta com elas, é uma boa opção.

6 – Organizar o tempo

Saber organizar o tempo disponível para se dedicar a meta faz com que o senso de compromisso e de pontualidade sejam mais altos.

Como montar um plano de desenvolvimento

A forma mais eficiente de se gerar um plano de desenvolvimento é, sem dúvida, por meio da ferramenta 5W2H.

Ela consiste em uma série de perguntas que, ao respondê-las, determinam um plano de ação, a fim de conseguir solucionar algum problema e alcançar um objetivo específico.

O quê

Nesta etapa, determina-se o que deve ser feito para alcançar o objetivo. 

Por quê

Aqui a meta é questionar o motivo da resposta da pergunta anterior ser aquela e não outra diferente.

Quem

Definir o agente que vai fazer a ação é essencial. Afinal, mesmo que as escolhas se adequem, não tirá-las do papel seria um desperdício.

Onde

Para responder essa questão, é preciso avaliar o ambiente em que a mudança, por meio do PDI, será feita, para ver se todas as condições são favoráveis.

Quando

A pontualidade vem acompanhada da responsabilidade. Afinal, no caso das metas que se deve cumprir, respeitar o tempo determinado é essencial.

Como

Sem dúvida, encontrar um jeito favorável de estabelecer essas mudanças e concluir esses objetivos faz com que o caminho seja bem preparado e não esteja tão suscetível a falhas.

Quanto

Por fim, determinar quanto se gastará durante todo o processo é essencial para evitar desperdícios.

Entenda como melhorar o plano de desenvolvimento

Mesmo já sabendo como elaborar um PDI, é sempre bom estar sempre ligado a novas estratégias e ideias. Então, veja alguns exemplos do que fazer para melhorar o desempenho do mesmo:

  • Organizar treinamentos e cursos;
  • Estimular a leitura;
  • Disponibilizar conteúdo audiovisual;
  • Fazer palestras e seminários;
  • Contratar um coach para assessorar as equipes.

Pode-se perceber que organizar um PDI é fundamental para um bom desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida.

Foto Criada por gpointstudio em Freepik