o que faz um Escrivão de Polícia Civil

Veja o que faz um Escrivão de Polícia Civil

Muitos se perguntam sobre o que faz um Escrivão de Polícia Civil. Assim, existem inúmeras dúvidas ao redor dessa profissão tão importante. Por isso, é fundamental que se conheça mais sobre ela.

Neste artigo, confira aqui quais são as reais atribuições desse tipo de profissional. Ainda, entenda mais sobre todos os requisitos necessários para se tornar um escrivão de fato.

Veja o que faz um Escrivão de Polícia Civil

Essa é a pessoa responsável pela elaboração da documentação necessária para o inquérito policial. Portanto, sem esse profissional os processos simplesmente não andam.

Vale destacar que é ele quem garante que todos os autos importantes sobre um determinado crime sejam documentados.

O armazenamento de objetos, armas e relatórios relacionados aos inquéritos também é de sua responsabilidade. Então, ele basicamente vai ter que lidar com todos os setores da delegacia.

Isso não é tudo o que faz um Escrivão de Polícia Civil. Também é importante saber que ele é como um braço direito do delegado. Logo, sem dúvida, é um cargo de extrema relevância para a conclusão de crimes e processos.

As atribuições dessa profissão

Quem atua nessa área tem uma série de funções de muita importância a cumprir. De fato, a principal delas é ficar atento a todos os detalhes e acontecimentos relatados pelos integrantes do caso policial.

O profissional também deve ouvir todas as partes envolvidas. Aliás, isso inclui vítimas, autores e testemunhas.

Tal ação deve ser feita no distrito ou no local onde os indivíduos se encontram, sempre buscando apurar todos os fatos. Além disso, é sua função cumprir todas as determinações legais da autoridade policial.

Saiba mais sobre o que faz um Escrivão de Polícia Civil

Confira a seguir outras funções que fazem parte da rotina de um escrivão:

  • Coordenar e orientar a escrituração dos registros presentes nas delegacias;
  • Preparar expedientes e conduzir viaturas policiais;
  • Colher as informações que são de interesse da polícia;
  • Participar da etapa de levantamento no local do crime;
  • Atuar diretamente nas etapas de investigação;
  • Fazer translado, intimações, citações e notificações;
  • Agilizar processos como identificação, recolhimento e soltura de presos;
  • Cumprir medidas de segurança orgânica;
  • Atender ao público de modo solicito;
  • Prestar toda a assistência necessária à Autoridade Policial;
  • Assinar documentações que necessitem de fé pública;
  • Trabalhar em serviços e operações de inteligência policial;
  • Acompanhar o Delegado de Polícia quando for preciso;
  • Fazer boletins de ocorrência, de prisão em flagrante e de medidas cautelares.

Como deu para perceber, é necessário ter muita responsabilidade e compromisso. Portanto, é essencial saber mais antes de ingressar na área.

Como ser um Escrivão de Polícia Civil?

Seguir essa carreira não é nada simples, de modo que antes você precisa cumprir algumas exigências. Então, confira abaixo quais são elas:

  • Ter sido aprovado em um concurso público;
  • Bem como, ter pelo menos 18 anos até a data da posse;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • No caso de portugueses, existe uma instituição que dá o suporte para a posse;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, no caso dos homens;
  • Possuir curso superior pré-estabelecido no edital do concurso.

Entenda como funciona o concurso para essa profissão

Ao saber mais sobre o que faz um Escrivão de Polícia Civil, fica outra dúvida: como é o concurso. Assim, na grande maioria das vezes, ele segue uma lógica de etapas.

Isso torna o processo de seleção mais correto, oferecendo bem mais credibilidade. Dessa maneira, conheça que fases são essas a seguir:

  • Prova preambular, contém 100 questões de múltipla escolha;
  • Escrita, para provar o conhecimento sobre a norma culta, bem como a capacidade de argumentação;
  • Teste oral, para provar domínio nas disciplinas requisitadas, como linguagem e articulação de raciocínio.

Saiba mais sobre o concurso para Escrivão

Por mais que pareçam curtas essas etapas, a verdade é que elas são trabalhosas. Não é à toa que o nível do concurso para esse cargo costuma ser bem alto. Portanto, os requisitos exigidos para esse profissional também não são poucos, veja só.

Ele precisa ter excelente conhecimento da língua portuguesa. Afinal, ele irá digitar e emitir inúmeros boletins de ocorrência. Além disso, é necessário ser capaz de escutar e digitar ao mesmo tempo.

O concurso, aliás, vai estabelecer o curso superior que você deve ter para concorrer a vaga. Então, isso tem que ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada do diploma. E no caso do curso de digitação, será necessário um certificado de conclusão do curso.

Caso não seja possível, você deve buscar uma certidão expedida por alguma Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC. Lembre-se, isso tudo deve ser entregue até a data da posse.  

O que faz um Escrivão de Polícia Civil: plano de carreira

Esse é um dos aspectos mais importantes para quem quer seguir essa profissão. Nessa área existe uma espécie de progressão funcional, de modo que sua carreira é dividida em níveis e classes.

Na primeira, a Classe A você precisa ter habilitação do servidor em curso de nível superior, apenas. Já na Classe B, é necessário completar 120 horas de cursos de capacitação.

Vale destacar que esses cursos devem ser dentro da sua área de atuação, estabelecida na primeira classe.

Depois disso, o restante das divisões segue a mesma lógica. Então, o que vai determinar são as horas de curso para habilitação e capacitação do servidor. Assim, elas vão aumentando gradativamente, por exemplo, na classe G você precisa de 720 horas.

Todo esse tempo é contado pelos anos que o escrivão atuou na Polícia Civil. Agora, a grande questão é o objetivo disso tudo, que está diretamente ligado ao salário.

Você viu o que faz um Escrivão de Polícia Civil, mas quanto ele ganha?

Na primeira classe, a renda pode chegar a R$3.150,00, por exemplo. Logo, com suas especializações e atingindo as 720 horas, é possível ganhar por mês mais de R$7 mil. Então, sem dúvida, são valores bem interessantes.

Pronto, agora você já pode ser considerado um expert no assunto e entende tudo o que faz um Escrivão de Polícia Civil. Caso queira seguir essa carreira profissional não se esqueça de se dedicar bastante. Feito isso, o seu sucesso já está mais do que certo.

Foto: Fred Moon on Unsplash