Dicas essenciais que todo concurseiro iniciante deve saber

Dicas essenciais que todo concurseiro iniciante deve saber

O concurso público ainda está entre o desejo de muitas pessoas que buscam a tão sonhada estabilidade financeira. 

Mas o que poucos sabem é que a rotina de um concurseiro está muito próxima a um estilo de vida. Afinal, os cargos públicos são extremamente concorridos, exigindo uma boa preparação de todos os candidatos.

Por isso, se você está começando agora a sua vida de concurseiro, mas não como deve ser sua rotina, o que precisa estudar e quais as ações que deve tomar, preparamos este conteúdo especialmente para você.

Confira algumas dicas para concurseiros iniciantes.

Motivação e disciplina

Tão importante quanto saber o que você precisa estudar para conseguir alcançar um cargo público, você precisa saber o que te motiva a seguir esse caminho. Só assim conseguirá ter sucesso nos estudos.

Fatores como a própria rotina, cobranças e até mesmo o trabalho atual podem te desmotivar e prejudicar o seu foco de preparação. Por isso, mantenha sempre claro em sua mente o que o motiva nesse caminho.

Nos momentos em que você se sentir confuso quanto a essas motivações, é aí que você vai precisar da disciplina como companheira. A disciplina vai ser o que vai te fazer seguir com suas obrigações, mesmo que você tenha se perdido em algum momento.

Metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos a curto e longo prazo que envolvam o cargo que você deseja, também são essenciais para te ajudar a manter a motivação durante a sua trajetória.

Algo muito importante também, é estabelecer metas e objetivos que sejam realistas e específicos. Por exemplo,  se você pretende assistir 10 horas de vídeo aula de uma matéria, você precisa saber como encaixar isso na sua rotina, de uma forma possível e que não te deixe exausto.

É preciso saber equilibrar os seus objetivos com o que você consegue fazer no momento, para evitar algum tipo de frustração que pode prejudicar o seu desempenho e a sua motivação.

Plano de estudos

Para você que é concurseiro iniciante, iniciar os estudos para almejar um cargo público pode parecer uma tarefa complicada. Principalmente, se você não vem de uma rotina de estudos recente, como uma graduação.

Mas fique tranquilo, pois isso não é um problema.

O segredo para os estudos de concurso público está na organização. Ou seja, na forma como você vai criar uma rotina de estudos para você, como seleção de temas, definição de horários e tudo mais.

A grande dica para montar o seu planejamento de estudos, é dividi-lo em duas partes: matérias comuns aos concursos da área e conteúdo programático da prova, assim que o edital for publicado.

Com essa divisão, você consegue se organizar nos assuntos, sem precisar ter uma rotina exaustiva de estudos., que pode prejudicar o seu desempenho.

Local de preparação

Mesmo sendo um concurseiro iniciante, você deve saber que a preparação para a prova exige dedicação e muito foco. Além da parte organizacional, outro fator que vai permitir o sucesso da sua preparação é o seu local de estudos.

Veja qual é o ambiente em que você consegue ter mais foco e estruture-o para começar sua rotina de estudos. Considere um local com boa iluminação, que te garanta conforto e, principalmente, livre de barulhos ambientes.

Descanso

A rotina de estudos de quem pretende passar em um concurso público costuma ser mais movimentada do que outros focos de preparação. Nesse sentido, o bom descanso também pode fazer toda a diferença.

Considere fazer intervalos durante os seus períodos de estudo, como 20 ou 30 minutos. Tirar um pouco a atenção vai te ajudar a recarregar as energias e conseguir retomar o foco.