Como melhorar a digitação para concursos públicos

Veja como melhorar a digitação para Concursos Públicos

Melhorar a digitação para concursos pode ser uma escolha que vai te ajudar na hora das provas. Afinal, muitos cargos exigem rapidez para cumprir prazos, o que facilita no alcance de seus objetivos.

Por meio de testes eles procuram agilidade no teclado do computador, porque é necessária nas atividades que exercem. Então, descubra como investir nessa prática vai te favorecer.

Saiba mais: Quer conhecer um curso especializado em digitação para concursos?

Digitação para concursos: como ela pode te ajudar?

Para alguns, digitar pode ser uma atividade difícil. Mas, ela se torna muito mais fácil quando há prática. Além disso, ela traz algumas vantagens como:

  • Serviços;
  • Praticidade;
  • Contratações.

Pode parecer exagero, mas hoje em dia a afinidade com as teclas tornou-se algo desejado por muitas empresas. Afinal, devido a correria e maior número de tarefas, os empregos exigem uma digitação para concursos para ter agilidade.

Quais órgãos exigem a digitação para concursos?

Em algumas funções essa habilidade é indispensável. Então, os órgãos precisam aplicar provas e testes que avaliem essa capacidade para encontrar novos funcionários.

Quase todos os cargos que trabalham com computador atualmente precisam dessa técnica. Eles incluem as áreas administrativas, letras ou de atendimento ao público.

Além disso, a digitação para concursos é necessária para ramos, como:

  • Polícias Civil e Federal;
  • Ministério Público;
  • Áreas jurídicas;
  • Bancos.

Nessas instituições as funções de escrivão e escriturário são um dos cargos essenciais.

Assim, os quais são necessários para o registro de laudos e documentos.

Métodos para ter aprovação

Existem algumas atitudes que poderão ajudar na sua aprovação. Antes de tudo, deve ter um bom preparo para não se arrepender depois. Portanto, podemos encontrar plataformas próprias para treinar a digitação para concursos.

Pratique o quanto antes a digitação para concursos

Maiores serão suas chances de ser aprovado se começar a treinar de forma antecipada. Até porque, será menos provável errar algo por nervosismo se já estiver acostumado com a prática. Assim, saber dominá-la te ajudará a evitar possíveis erros.

Busque alternativas

É preciso encontrar meios para começar a treinar o quanto antes. Um programa no computador que não precisa ser baixado para a digitação para concursos é o Word. Afinal, ele possui a versão gratuita ou paga.

Na parte debaixo da tela do programa é possível ver a quantidade de palavras digitadas. Assim, se quiser medir sua velocidade, indica-se que use um cronômetro.

Também existem outros softwares com esse objetivo, mas precisam ser baixados. Entretanto, dá para treinar online caso não queira baixá-los.

Mantenha a calma

Para se sair bem em qualquer teste é importante prestar muita atenção em cada movimento e se manter tranquilo. Aliás, a pressa e ansiedade de escrever muito rápido pode dificultar a concentração e te fazer pular palavras e errar. Então, digite rápido, mas sem se afobar.

Simuladores de digitação para concursos

Algumas plataformas são próprias para essa atividade manual. Então, elas oferecem cursos que ensinam a forma correta de usar o teclado.

Funcionamento

Para calcular a digitação para concursos, elas costumam ter uma espécie de marcador do tempo gasto. Assim, torna-se possível ter uma noção do quanto digita por minuto. Além disso, conta-se a quantidade de erros durante a tentativa.

Cada site possui sua forma e layout próprios para praticar. No entanto, eles costumam oferecer algumas aulas para melhorar essa comunicação manual.

Provas de digitação para concursos

A maioria dos testes de concursos oferecem um texto de mil a dois mil caracteres, que devem ser digitados por um tempo definido. Em geral, eles são de até 5 minutos.

Os erros durante o processo também são calculados. Além disso, a agilidade com as teclas para a área pública conta-se por minuto. Existe um limite de palavras digitadas de forma errada e da duração para a ação. No qual só ganha aprovação o que atingir a meta desejada.

Datilografia e a digitação para concursos

É interessante perceber que a digitação para concursos ou outras atividades é parecida com a datilografia. Aliás, a usavam para escrever por meio de uma máquina ao invés do teclado do computador.

O que elas possuem em comum é sua sequência alfabética, numérica e de sinais. Assim, elas seguem o modelo conhecido como QWERTY, que tem esse nome devido a ordem em que essas letras estão organizadas, facilitando a quem estiver digitando.

Christopher Sholes foi quem criou o método. Ele já estudava uma ordem que facilitasse o trabalho dos funcionários dessas máquinas. Além disso, após criar esse layout, ele vendeu a máquina que criou no ano de 1868.

Vantagens da técnica

A digitação para concursos e outras atividades facilita muito para quem precisa utilizar o teclado na rotina.

Agilidade

Sua grande vantagem é a velocidade, a qual acontece devido a alguns fatores que ajudam a chegar a esse resultado. Então, entre eles temos:

  • Rápida correção;
  • Digitar sem olhar o teclado.

Velocidade para corrigir

A pessoa pode acompanhar no visor as palavras digitadas. Assim, sua correção fica mais rápida em caso de erros, o que aumenta sua agilidade ao digitar.

Realizar a digitação para concursos sem olhar o teclado

Para fazer a digitação para concursos, a pessoa precisa aprender a disposição das letras nas teclas. Portanto, ela consegue observar apenas a tela, sem se preocupar em observá-las para não errar.

Outros serviços

Além de ser útil no setor público, ela também torna-se importante para outros trabalhos. Afinal, eles exigem muita agilidade de quem os estiver realizando. Assim, pode usá-la para fazer:

  • Trabalhos acadêmicos;
  • Documentos;
  • Formulários;
  • Apostilas;
  • Livros.

Esses serviços podem ser feitos por contratação na CLT ou de forma autônoma. Ou seja, ela é necessária nos dias de hoje, porque nem sempre as pessoas possuem tempo para realizá-la, as quais precisam contratar a terceiros.

Digitação para concursos: facilidade no dia a dia

Com a tecnologia dos dias atuais saber se comunicar tem sido cada vez mais importante, porque devido a isso, podemos entrar em contato com diferentes pessoas. E, assim, obter novas oportunidades, como diz a BBC News.

Por meio de um computador na atualidade, já é possível descobrir novas culturas. Além de utilizar a digitação para concursos, empregos privados ou autônomos. Ou seja, essa prática mudou a vida de muita gente e trouxe muitos ganhos. Conheça algumas vantagens neste artigo.

Crie uma conta com 7 dias de acesso gratuito no curso de digitação aqui!