Saiba como implementar o modelo de trabalho híbrido na sua empresa

Dicas para implementar o modelo de trabalho híbrido na sua empresa

Transferir os colaboradores para o modelo de trabalho remoto foi a alternativa encontrada pelas empresas, para manter o isolamento social e a segurança de todos durante a pandemia.

Porém, com o relaxamento das medidas de segurança, devido ao avanço da vacinação, alguns ambientes já estão considerando a volta dos colaboradores para o trabalho presencial.

Há ainda uma grande parte das empresas que disponibilizaram os dois formatos de trabalho aos colaboradores, implementando o sistema híbrido.

Se a sua empresa também pensa em oferecer o formato de trabalho híbrido para os funcionários, neste post você vai saber o que deve fazer para isso.

Confira!

Comece as mudanças o quanto antes

Apesar de ainda não haver uma data certa para retornar com máxima segurança ao escritório, você pode fazer uma estimativa, para promover algumas mudanças necessárias o quanto antes.

Por exemplo, o sistema híbrido permitirá que uma parte da equipe trabalhe um dia no escritório, enquanto a outra continue remotamente. Você então pode adiantar o gerenciamento dessas equipes e como isso acontecerá, selecionando as áreas, dias da semana, eventos que precisarão de todos presencialmente etc.

Além dessa preocupação, você deve adiantar os possíveis riscos desse modelo de trabalho no seu negócio, como a dificuldade de deslocamento de alguns colaboradores que moram em outra região.

Repense as reuniões da equipe

Outra mudança que você pode considerar fazer é a forma como as reuniões de equipe são realizadas. 

Reuniões de trabalho bem sucedidas ajudam com a produtividade e o engajamento da equipe como um todo. Mas isso pode ser difícil de alcançar quando existem funcionários internos, remotos e híbridos.

Nesse sentido, você pode considerar que nenhuma reunião em que todos os membros da equipe participem deve ser realizada pessoalmente, a menos que todos possam estar presentes.

Com isso, você consegue evitar que os colaboradores que não estão na mesma sala se sintam excluídos.

Escute a sua equipe

Em um primeiro momento, o modelo de trabalho híbrido parece resolver o problema de todos, tanto daqueles que gostam de trabalhar em casa quanto daqueles que preferem trabalhar no escritório.

No entanto, sabemos que no fundo isso não funciona dessa forma.

Apesar desse modelo conseguir agradar parcialmente todos da equipe, é importante você saber o que seus funcionários acham desse formato.

Com o trabalho remoto, muitas empresas contrataram funcionários de outros estados e até mesmo de outros países. Nesse caso então, o sistema híbrido não funcionará para ele.

Para saber o que seus colaboradores preferem, crie um formulário e incentive-os a darem sua opinião sobre o trabalho híbrido e também para sugerirem o modelo de trabalho que acreditam que funcione melhor.

Mantenha a unidade na comunicação

Com o trabalho presencial, é comum que alguns recados ou informações aconteçam fora de reuniões programadas, como nos corredores, no cafézinho ou até na portaria depois do expediente.

Embora essas interações informais possam ajudar a criar e aprofundar um sentimento de inclusão entre os colaboradores que estão presentes, elas têm efeito contrário para os que trabalham remotamente.

Por isso, os líderes devem manter a comunicação em unidade para todas as equipes, respeitando os canais oficiais da empresa para comunicados gerais. 

Promova experiências digital e física 

Com o modelo de trabalho híbrido, os líderes terão um pouco mais de dificuldade para preencher a lacuna entre os colaboradores presenciais e remotos. O que também tornará difícil gerar experiências do mesmo nível para os dois grupos.

Uma solução para isso é integrar espaços físicos e tecnologia, colocando os próprios colaboradores no centro das reuniões. Ou seja, permitir que eles sejam protagonistas do conteúdo, sem que haja um líder intermediando.

Com isso, todos conseguirão se sentir à vontade para falar e explanar suas ideias, por estarem conversando diretamente com um colega e não em uma situação de subordinado.