Uma seleção bem feita pode oferecer vários benefícios para, aliás é a melhor maneira de formar times com alto desempenho

Saiba como fazer uma boa seleção de profissionais

O processo de seleção de funcionários é uma etapa importante na criação de uma equipe eficiente e bem-sucedida. Por isso, o setor de RH deve investir em atividades que atuem de forma assertiva na formação de um bom time de trabalho. Descubra como no texto a seguir.

Leia mais:

O que é uma seleção de profissionais?

A seleção de profissionais é um processo que as empresas realizam a fim de encontrar um profissional adequado para ocupar uma vaga em aberto. Ou seja, é uma forma de avaliar as habilidades de cada candidato para, assim, definir qual deles está apto para ocupar o cargo.

O objetivo dessa triagem é identificar quem melhor se encaixa no perfil da vaga, bem como nas demandas da organização. Portanto, deve-se levar em conta alguns fatores como, por exemplo, a cultura organizacional, a missão, os valores e as competências exigidas.

Quais as etapas de uma seleção?

Durante o processo de seleção, os candidatos passam por diversas etapas que contribuem para a escolha mais assertiva. Elas podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa, no entanto, as atividades mais comuns incluem:

  • divulgação da vaga;
  • triagem de currículos;
  • entrevista;
  • teste de conhecimentos gerais ou específicos;
  • dinâmicas de grupo;
  • avaliação de referências.

A última fase é a contratação, que acontece após a análise completa das qualificações dos candidatos, assim, o escolhido inicia o exercício da sua nova função.

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

O recrutamento é o ato de atrair os candidatos através da divulgação da vaga, ou seja, é uma das etapas iniciais do processo seletivo. Ele pode acontecer, aliás, de forma interna, com indicações de funcionários, ou externamente, por meio de anúncios de emprego.

Enquanto a seleção é a segunda parte do processo, que envolve fases eliminatórias com os escolhidos na primeira etapa. Logo, é um momento que exige certa minúcia do profissional de Recursos Humanos responsável pela decisão de quem segue adiante na seletiva.

Como o setor de RH deve fazer uma seleção de profissionais?

Para fazer uma seleção de profissionais, a equipe de RH deve ter uma metodologia clara e que esteja em conformidade com os valores da empresa. Aliás, existem práticas que podem ajudar nesse sentido. São elas:

  • ter um objetivo claro;
  • definir os perfis ideais;
  • realizar uma boa triagem dos inscritos.

Além disso, é muito importante que o setor esteja em contato com o gestor da área onde o novo funcionário irá atuar. Para, assim, garantir que as expectativas de ambos sejam mantidas em todo o processo.

Qual o papel do RH no processo seletivo?

A função do setor de Recursos Humanos é coordenar todas as etapas do processo, desde a divulgação da vaga até a escolha final. Do mesmo modo, deve garantir que os interesses do candidato estejam alinhados aos da empresa, o que é chamado de “fit cultural”.

De forma geral, o RH tem um papel crucial na seletiva e deve agir de forma imparcial, uma vez que os assuntos devem ater-se apenas ao âmbito profissional.

Qual a importância desse processo?

O processo seletivo ajuda as empresas a contratar os profissionais mais qualificados para compor o quadro de funcionários. Dessa forma, é essencial que elas invistam em recursos para garantir uma ação eficaz, que esteja de acordo com os seus interesses.

Quais os benefícios de uma seleção bem estruturada?

Uma seleção bem feita pode oferecer vários benefícios para o empregador, além de ser a melhor maneira de formar times com alto desempenho. Existem também outras vantagens, dentre as quais destacam-se:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • atração de talentos.

Vale destacar também o menor índice de turnover, uma vez que não vai haver muita rotatividade de funcionários. Aliás, a tendência é que eles fiquem na empresa por mais tempo, o que é crucial para evitar atrasos e outros problemas.

Formação de equipes com alto desempenho

Quando a seletiva acontece dentro dos moldes corretos, a equipe atua de forma integrada e coordenada e busca sempre o melhor para o grupo. Como resultado, ela consegue alcançar os objetivos e gerar um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

Melhoria do clima organizacional

Os profissionais que se identificam com a cultura da empresa tendem a ser mais motivados e engajados, o que pode melhorar a comunicação interna. Assim como, eleva o grau de satisfação de quem está na linha de frente.

Imagem by creativeart on Freepik