O RH faz a gestão dos funcionários. Atualmente, é essencial aprender como tornar o RH inclusivo na prática e não só em teoria.

RH inclusivo: entenda o que é e veja 6 dicas de como colocar em prática

RH, também conhecido como Recursos Humanos, é o setor que conecta o empregado com a empresa. Logo, é importante que haja inclusão de todas as variedades de pessoas, sem discriminação por quaisquer motivo que seja. 

RH: qual a função do setor?

O RH é o responsável pela contratação e por gerir os funcionários para garantir sucesso é preciso garantir a diversidade e inclusão – Foto de Freepik no Freepik

O RH tem como principal objetivo a gestão dos colaboradores. Ou seja, ele é o setor cuja função é reconhecer as necessidades das pessoas e achar métodos para melhorar o ambiente. Em suma, o recursos humanos é quem encontra e recruta profissionais que se alinhem à vaga e aos valores da empresa. Nos dias de hoje, é essencial aprender como criar um RH inclusivo na prática e não só em teoria.

Quais são as práticas do RH?

As práticas de RH são técnicas usadas para facilitar o trabalho do recrutador. Elas são ferramentas essenciais para um bom coordenador de recursos humanos. As principais e mais populares são as seguintes:

  • Planejar a gerência dos fluxos de trabalho;
  • Definir meios de aumentar a qualidade dos espaços de trabalho;
  • Criar estratégias para inovar;
  • Valorizar e promover funcionários internos;
  • Firmar metas do setor;
  • Criar programas de liderança e novas contratações.

Conhecer elas é o primeiro passo para colocá-las em prática. Entretanto, é preciso entender que práticas são diferentes de atividades do mesmo setor. Cada uma delas tem seu objetivo.

E o que são atividades de RH?

As atividades de RH são todos os deveres e obrigações que a função tem. Enquanto que as práticas são mais voltadas ao modo de fazer, assim são as ações em si. Ou seja, a função de recursos humanos é contratar funcionários; Já a execução é o jeito que a seleção e contratação são feitas, as fases do recrutamento, gestão de pessoas e etc.

Quais os principais desafios que o RH enfrenta?

O RH enfrenta muitos desafios, ligados à comunicação, burocracia e descaso. Há as questões que são evitáveis e as que estão acima do alcance da empresa. Por exemplo, um dos problemas que não são evitáveis é a constante mudança da legislação e muita burocracia. Entretanto, questões de falta de treinamento adequado, comunicação e investimentos podem ser discutidas e resolvidas internamente.

Importância da inclusão no RH

A inclusão é algo essencial em todos os âmbitos sociais. Seja no trabalho, escola ou áreas de lazer, é importante que todos se sintam acolhidos, independente do seu tipo físico, limitação, religião ou aparência. Um RH com acessibilidade deve estimular que os colaboradores sejam os melhores possíveis sem desrespeitar as peculiaridades deles.

O que fazer para melhorar o RH?

Para que ele funcione o melhor possível, a empresa deve oferecer condições favoráveis e cobrar de acordo. Ou seja, deve-se ter uma comunicação interna clara. Além disso, defina metas específicas, otimize processos e ofereça condições boas de trabalho.

Além do RH, o que mais precisa ser inclusivo?

Em um plano ideal, tudo seria inclusivo, desde o recrutamento até o ambiente de trabalho. Entretanto, essa não é uma realidade muito comum. Sendo assim, deve-se entender as limitações dos colaboradores e adequar o ambiente para que todos tenham acesso. Como, por exemplo, colocar rampas, corrimões e banheiros adaptados antes de contratar uma pessoa com mobilidade reduzida.

6 Dicas para tornar o RH mais inclusivo

Nos dias atuais, tornar o RH mais inclusivo é vantagem para o empregado e para a empresa. Muitos talentos acabam passando despercebidos por falta de inclusão nos escritórios. Logo, abaixo tem alguns exemplos de ouro para começar a investir em um recursos humanos mais humanizado:

  • Inclusão e diversidade devem fazer parte dos valores da empresa;
  • estude cases de empresas que já são inclusivas e use como inspiração;
  • treine os novos funcionários;
  • entenda das leis correspondentes;
  • dê capacitação a todos, com desenvolvimento de colaboradores
  • faça adaptações quando necessárias.

Desse modo, é possível fazer a empresa avançar em direção à inclusão. E assim, ampliar o alcance e opções de profissionais para contratar.

O que é um recrutamento inclusivo?

O recrutamento inclusivo deve ser pensado para que não haja pré julgamentos que excluam candidatos. Além disso, todas as partes do processo seletivo devem ser acessíveis. Caso não seja, o RH deve encontrar um modo para adaptar e assim conseguir incluir todos os selecionados.

Image by Freepik