Entenda o conceito de acessibilidade, como aplicar e a importância desta prática na cultura organizacional da sua empresa

Acessibilidade: Como promover a inclusão e diversidade na sua empresa?

A acessibilidade é uma questão crucial para a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para que ela ocorra nas empresas. Então, veja nesse artigo qual o conceito e como aplicá-lo na rotina da organização.

Leia também:

O que é acessibilidade?

A acessibilidade, no senso comum, é o processo que permite que pessoas tenham acesso a um produto, serviço, local ou informação de forma segura e autônoma. Portanto, não deve haver nenhuma barreira ou impeditivo por conta da fase da vida, condição física ou qualquer outro aspecto pessoal. Ela pode ser:

  • Atitudinal;
  • Arquitetônica;
  • Metodológica;
  • Nas comunicações;
  • Programática;
  • Instrumental;
  • Digital;
  • Nos transportes.

Alguns exemplos físicos da acessibilidade nas empresas são rampas de acesso, piso tátil, botão com Braille nos elevadores, bem como, banheiros adaptados. Mas, com o avanço da tecnologia é possível aplicá-la em todos os ambientes e aspectos da companha.

Qual é a importância da acessibilidade?

Ter uma política inclusiva na empresa é uma obrigação prevista em lei, nos dias atuais. Porém, mais do que garantir a legislação, elas devem de fato ter um ambiente de trabalho que promova a D&I na sua rotina. Afinal, essas práticas fazem com que grandes e positivas mudanças ocorram tanto na gestão da organização, quanto no time. Confira os principais benefícios deste novo cenário.

1- Promover a inclusão

Segundo o IBGE, mais de 24% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência. Mas, somente 0,9% dessas pessoas têm emprego formal. Dessa forma é possível verificar como o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é muito baixo. Nesse sentido, adaptar a sua empresa com foco na acessibilidade ajuda a mudar essa realidade.

2- Acolhimento de todos os colaboradores

Trabalhar a acessibilidade demonstra que a sua empresa de fato se preocupa com todos os colaboradores. Isso faz com que o time se sinta valorizado, além de promover uma integração e empatia entre as pessoas. O resultado são colaboradores felizes e dispostos a “vestir a camisa” da companhia que os acolhe de forma tão completa.

3- Mais credibilidade e eficiência

Uma organização que trabalha a acessibilidade de forma natural na sua cultura tem mais credibilidade no mercado. Além de ter mais eficiência, delegando as funções certas para cada colaborador de acordo com suas habilidades pessoais e experiência profissional. Ou seja, tanto a empresa, quanto o colaborador ganham com essa atitude.

Como implantar a acessibilidade na sua empresa?

Para implantar a acessibilidade na sua empresa, você precisa de algumas ferramentas essenciais para que isso aconteça:

  • Plano de acessibilidade;
  • Palestras e treinamentos;
  • Acessibilidade arquitetônica;
  • Mapeamento dos postos de trabalho e funcionários;
  • Recrutamento e seleção;
  • Capacitação.

O primeiro passo é criar um plano de como essa acessibilidade será aplicada na empresa em todos os aspectos. Em seguida, treinar o time para a nova realidade. Mudar a arquitetura do ambiente para que todos se sintam parte é um passo vital para que essa integração seja real. Além de mapear as funções e o papel de cada funcionário com base nas suas potencialidades, habilidades e condições para aumentar a produtividade.

A equipe de recrutamento e seleção também deve ser capaz de fazer a escolha dos novos talentos e a retenção dos antigos, bem como, focar em um plano de carreira para cada um deles. Por fim, manter a capacitação constante do time com tudo de novo que acontece no mercado e tendências. Esses são os pontos vitais para o sucesso do seu plano de acessibilidade.

O que é a Lei de Cotas?

A Lei Nº 8.213, conhecida como Lei de Cotas para Deficientes diz nos eu 93.o artigo que cada empresa, de acordo com o número de colaboradores, deve destinar um percentual das suas vagas para pessoas com deficiência conforme lista que você verá em seguida:

  • Até 200 empregados: 2%;
  • Entre 201 e 500: 3%;
  • Entre 501 e 1.000: 4%;
  • De 1.001 em diante: 5%.

Vale ressaltar que a maioria das empresas só destina as vagas para cumprir a legislação, sem ter um ambiente propício a acolher essas pessoas, e isso é mais comum do que se imagina. Por isso, é importante que você faça a sua parte para mudar essa realidade nos próximos anos. Se necessário, consulte uma mentoria profissional.

Foto de Mikhail Nilov em Pexels