O intraempreendedorismo é positivo para as empresas? Saiba como fomentar

O intraempreendedorismo é uma das tendências modernas nas empresas que buscam crescer a partir de iniciativas internas. Por isso, cada vez mais o mercado de trabalho valoriza pessoas com esse perfil.

Leia também:

O que é intraempreendedorismo?

Essa é uma habilidade que, ao invés do empreendedorismo, que vê as oportunidades no meio externo, o faz dentro da própria empresa. Ou seja, trata-se de uma visão do negócio que é capaz de identificar:

  • meios de modernizar a produção;
  • tornar os processos mais eficientes;
  • aumentar a produção das equipes.

Tais ideias podem surgir de diversas formas, como um brainstorming da equipe para encontrar solução para um problema da rotina, por exemplo. 

O intraempreendedorismo consiste em buscar novas ideias dentro da empresa para aumentar os ganhos. Imagem de fauxels no Pexels

Qual o impacto do intraempreendedorismo nas empresas?

O intraempreendedorismo pode trazer muitos ganhos para um negócio, seja na redução de custos com um processo mais eficiente ou a criação de um novo produto que pode gerar mais receitas.

Sob o aspecto pessoal, ele também pode melhorar o clima interno e reduzir a saída de bons funcionários das equipes. Isso porque, mostra que a empresa valoriza seu capital humano e dá espaço para que todos possam criar e expor suas ideias.

Como resultado, é possível aumentar a autoconfiança de cada membro e encontrar pessoas com um perfil de liderança dentro do time. Dessa forma, a empresa pode capacitar seus talentos internos ao invés de ir em busca no mercado.

Como identificar a postura de intraempreendedorismo?

Algumas atitudes permitem que os líderes saibam quais são as pessoas com um perfil empreendedor, que se destacam por:

  • proatividade;
  • análise crítica;
  • inovação.

A seguir, veja como cada uma dessas qualidades se revela no dia-a-dia, para saber identificar dentro da sua equipe de trabalho.

Proatividade

Esse aspecto se destaca naqueles que são capazes de se antecipar a problemas futuros que podem ocorrer. Dessa forma, mesmo que isso não esteja dentro de suas funções, ajuda com ideias sobre como prevenir riscos ou tornar o processo mais ágil.

As pessoas com esse perfil em geral têm maior autonomia e tentam entender como funciona o processo como um todo, e assim podem enxergar de que forma cada passo impacta na tarefa seguinte.

Análise crítica

Outro aspecto que ajuda a achar soluções e usar ferramentas para criatividade de modo eficaz é uma visão crítica, isto é, buscar a causa raiz para um problema. 

Logo, ao invés de apenas monitorar números, pode ir mais a fundo e analisar a questão por vários ângulos para entender o porquê daquele resultado.

Inovação

Uma qualidade que pode fazer a diferença no ambiente de trabalho é ser criativo para resolver questões da rotina, bem como, realizar tarefas de um modo diverso. 

Essas pessoas estão sempre em busca do que há de novo na área em que atuam e estão prontas para testar novos recursos.

Comunicação e trabalho em equipe

Os profissionais que querem empreender dentro das empresas têm em comum um grande senso de colaboração. Isso porque, se sentem como parte da organização e não têm medo de dividir suas ideias, para melhorar os processos como um todo. 

Fora isso, também mostram um bom relacionamento interpessoal, o que ajuda a engajar os demais a testar as novas ideias no dia-a-dia de trabalho.

O intraempreendedorismo pode ser visto no dia-a-dia da equipe em pequenas atitudes como a proatividade. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels

Como incentivar o intraempreendedorismo?

Para que um negócio possa aproveitar melhor seus talentos internos é preciso dar espaço para que os membros das equipes exponham as suas ideias. Nesse sentido, algumas ações podem ser úteis, tais como:

  • premiar iniciativas que tragam bons resultados;
  • ter eventos para troca de ideias e inovação;
  • investir na qualificação de suas equipes.

Tais medidas podem gerar um clima propício para que surjam novas ideias e os processos sejam revistos. Além disso, no momento da seleção de novos candidatos, pode-se focar em perfis que mostrem maior autonomia para executar as funções.

Com isso, aos poucos a empresa pode implementar uma cultura interna que incentiva a inovação e assim atrair novos talentos. Por fim, poderá atingir um alto grau de excelência já que todos os membros contribuem para o sucesso do negócio.

Imagem de fauxels disponível em Pexels.