Cuidar da saúde mental evita que apareçam várias doenças, como depressão e ansiedade e deve ser uma prioridade na gestão de pessoas no ambiente de trabalho. Assim, quando a empresa cuida das pessoas e dá um local saudável, ela investe no seu próprio sucesso.
Leia também:
- Veja como diminuir os sintomas da ansiedade no trabalho com essas dicas simples
- Saiba agora como aplicar a inteligência emocional em seu ambiente de trabalho
- O que você precisa estar atento sobre os sintomas do Burnout?
O que é saúde mental?
A saúde mental é um estado de bem-estar e tem relação com a forma que a pessoa vive a vida, desejos, ambições, ideias e emoções. Desse modo, é mais do que não ter doenças mentais, é estar bem consigo mesmo e com os outros para aceitar as questões da vida.
O que pode afetar a saúde mental?
Alguns eventos na empresa podem afetar a saúde mental tais como excesso de trabalho e de carga horária e práticas tóxicas como o assédio moral. Por isso, é vital que exista apoio dentro no local de trabalho, com ações voltadas para esses momentos mais difíceis.
Como falar de saúde mental no trabalho?
A competição na empresa é uma das principais causas de estresse, uma a cada cinco pessoas podem ter algum problema de saúde mental no trabalho.
Casos como depressão ou ansiedade, por exemplo, vão ter impacto direto nesse ambiente, podem diminuir a produção e ser a causa de faltas ao trabalho.
Como promover ações de saúde mental no trabalho
A empresa tem que ter uma equipe pronta para agir com empatia em caso de precisão e assim oferecer assistência ao trabalhador e zelar pela sua saúde.
Nesse cenário, ter um psicólogo para atender os funcionários irá ajudar a ver sinais de ansiedade, depressão ou tristeza excessiva e assim cuidar dessas pessoas.
Dicas para cuidar da saúde mental no trabalho
Se um trabalhador estiver emocionalmente e mentalmente cansado, ele poderá não entregar os resultados como antes e também será incapaz de realizar o seu trabalho.
Por conta disso, a empresa pode ter uma rede de apoio, em que ofereça a escuta ativa em momentos de crise e pôr em prática ideias para preservar o bem-estar como por exemplo:
- orientar para que se mantenha hidratado e ter uma boa alimentação;
- ter ações que promovam uma boa interação com os colegas;
- valorizar a personalidade do trabalhador no ambiente de trabalho;
- ensinar sobre como lidar com as situações estressantes;
- ter horários de descanso, onde o funcionário possa relaxar;
- respeitar os horários e evitar longas jornadas de trabalho.
Essas ideias são ótimas para cuidar da saúde do trabalhador, para que o bem-estar emocional e saúde física sejam priorizados e assim melhorar a produtividade. Dessa forma, quando a empresa cuida das pessoas ela também está cuidando do próprio futuro.
Isso se reflete na produtividade da equipe como um todo, uma vez que promove a felicidade de seus funcionários, que se tornam mais engajados com os projetos.
Treine seus líderes
Os líderes podem errar e causar situações de abuso, é vital que sejam treinados para que não criem um ambiente de assédio moral na empresa.
Com isso é possível evitar que esses erros afetem, de forma direta, a saúde mental da equipe e assim evitar causar um baixo desempenho no trabalho.
O que prejudica a saúde mental do trabalhador?
A pressão para entregar bons resultados, pode deixar o trabalhador sobrecarregado, a competitividade, responsabilidade, assédio moral e baixa remuneração também podem afetar a saúde mental.
Um ambiente de trabalho tóxico, portanto, pode contribuir para que transtornos mentais como depressão, ansiedade e síndrome do pânico sejam desenvolvidos pelo trabalhador.
Manutenção da saúde mental
Para preservar a saúde dos funcionários, a empresa pode ter um local de convivência, onde terão espaço para conversar e se relacionar com outras pessoas.
Nesse contexto, é vital que eles tenham tempo para descansar a mente e saibam os próprios limites, mantendo assim uma maior disposição e manter a produtividade.
Saúde mental como prioridade na empresa
As questões que têm relação com a saúde do trabalhador precisam ser as prioridades da empresa, assim poderão ter um ambiente que irá produzir mais.
Pode-se, então concluir que, ter um espaço que mantenha uma boa saúde mental e que cuide do bem-estar da equipe, poderá alcançar o sucesso.
Imagem de yanalya no Freepik