Conheça cinco profissões em alta no mercado de trabalho em 2022, veja o que fazem, quanto ganham e porque estão tão visadas

Quais são as cinco profissões em alta para 2022?

Conhecer as principais profissões em alta para 2022 te ajuda a entender quais são as tendências do ambiente de trabalho e em quais competências e habilidades precisará investir para se destacar. Por isso, conheça cinco carreiras de sucesso para este ano.

Veja também:

Quais são as profissões em alta para 2022?

Nos últimos anos, a maioria dos trabalhadores precisou se adaptar às novas condições de trabalho para ser bem sucedido na busca por emprego. Isso porque, as mudanças no mercado já estavam acontecendo de forma gradual.

5 profissões em destaque para 2022

As profissões em alta para esse ano refletem os valores de flexibilidade, inovação e criatividade, ainda que sejam cargos que já existiam há muitas décadas. Então, a seguir, conheça cinco carreiras para seguir em 2022:

  1. Arquiteto de segurança;
  2. Desenvolvedor agrotech;
  3. Customer Experience;
  4. Analista de Marketing;
  5. Gestor de Recursos Humanos.

1- Por que o arquiteto de segurança é uma das profissões em alta?

Com a criação constante de dados online tanto de pessoas físicas quanto de grandes empresas, esse é um cargo que está ganhando muito espaço no mercado de trabalho em instituições de diversos setores. Além disso, sua média salarial é de sete mil reais.

O que faz?

Um arquiteto de segurança é a pessoa responsável por criar estratégias e métodos que garantam a proteção de dados e informações em um sistema, por exemplo. Algumas das atividades que ele realiza, portanto, são:

  • Em primeiro lugar, testar diferentes estruturas de defesa;
  • Fazer análises de riscos de invasão;
  • Definir procedimentos de proteção;
  • Analisar e resolver problemas;
  • Pesquisar e criar arquiteturas de segurança.

2- O que faz um desenvolvedor?

Uma das profissões em alta em 2022 é para desenvolvedores de sistemas para o setor do Agronegócio, pois esse é um meio que está investindo mais nas novas tecnologias. Assim, a média salarial para essa carreira é de oito mil reais.

Esse profissional é o responsável por criar diferentes tipos de software usando uma linguagem de programação, a fim de atender as demandas dos clientes. Dessa forma, ele pode trabalhar por conta própria ou pela empresa no regime CLT. 

Foto: O desenvolvedor atua na criação de softwares e é especialista em códigos de programação.

3- Por que o Customer Experience é uma das profissões em alta?

Com as diversas opções de produtos e serviços no mercado, o cliente de hoje é muito mais exigente que alguns anos atrás. Por isso, tanto o atendimento quanto a sua jornada são pontos chaves para conquistá-los e fidelizá-los.

Nesse sentido, portanto, empresas de todos os nichos percebem cada vez mais a importância de oferecer uma boa experiência em todas as fases da compra para o cliente.  O CX, então, se torna uma das profissões em alta, ganhando cerca de 2 mil reais.

O que faz?

Nesse cenário, quem atua com Customer Experience é responsável por:

  • Em primeiro lugar, analisar como o cliente se comporta;
  • Tornar o processo de compra mais simples;
  • Criar uma identidade de experiência;
  • Atuar nos canais de comunicação;
  • Estar presente no antes, durante e pós compra coletando dados do consumidor.

4- Analista de Marketing é uma das profissões em alta para 2022?

Hoje em dia, não é qualquer oferta que convence alguém a adquirir um produto, pois antes de chegar a compra, o interessado pesquisa, compara e avalia vários aspectos, a fim de tomar uma boa decisão. São nesses momentos, de fato, que o analista de Marketing atua.

Essa é uma das profissões em alta, pois há cada vez mais concorrência e mudanças acontecem o tempo todo. Por isso, quem já atuou com Marketing por alguns anos pode ser um analista e ganhar 5 mil reais em média.

O que faz?

Esse profissional é responsável por algumas ações de pesquisa e decisão, por exemplo:

  • Analisar o mercado para o produto em questão;
  • Definir a persona;
  • Criar estratégias de Marketing em diferentes canais de interação;
  • Analisar resultados;
  • Redefinir métodos de acordo com resultados anteriores, por fim.

5- Você sabe o que faz um gestor de Recursos Humanos?

Após tantas mudanças sobre o que se espera de um profissional em 2022, o gestor de Recursos Humanos também teve que reinventar o seu modo de avaliar e liderar pessoas. Afinal, as necessidades do mercado de trabalho são outras agora.

Esse profissional está apto a planejar e orientar todo o setor de RH a gerir as novas demandas. Dessa maneira, assume um dos papéis essenciais na empresa e se torna uma das profissões em alta para 2022.

Algumas atividades que fazem parte da rotina de um gestor de Recursos Humanos são, por exemplo:

  • Definir o perfil técnico e comportamental para uma vaga;
  • Além disso, adequar o cargo de acordo com a cultura da empresa;
  • Recrutar e selecionar pessoas que se adequem a vaga;
  • Desenvolver os profissionais que já trabalham na empresa;
  • Faz a mediação entre interesses de gestores e empregados, por fim.

Como se preparar para o mercado de trabalho em 2022?

Muitas das profissões em alta não exigem um curso superior ou técnico, o que é um ponto positivo para quem ainda vai começar a carreira ou pretende mudar. Mas, ainda assim, é preciso estudar por conta própria para se capacitar.

Com isso, é importante conhecer as principais habilidades profissionais para 2022 e o curso de digitação da Digitow é uma competência que não pode ficar de fora do seu currículo. 

Perguntas frequentes

Quais as profissões em alta para 2022?

As que mais estão em alta são as que se voltam para as áreas de tecnologias da comunicação e informação, bem como as que estudam e criam estratégias de Marketing.

Qual a melhor profissão nos dias de hoje?

Os meios para escolher a profissão ideal nos dias de hoje são o de tecnologia, marketing, finanças, segurança e proteção de dados.

Quais as melhores profissões do momento?

As que têm mais espaço no mercado de trabalho e que continuam em ascensão, como o desenvolvedor de web ou de software, arquiteto de segurança e customer experience.

Foto criada por katemangostar – br.freepik.com